TURNO INTEGRAL - Vivências e Convivência
Vida corrida. Multitarefas. Família. Trabalho. Escola!
Estas palavras caracterizam, impulsionam e justificam a procura das famílias pelo Turno Integral das escolas atuais.
Em nossa comunidade, esta necessidade surgiu há 12 anos, e de lá para cá, nossos serviços se consolidaram em uma proposta metodológica primordial para o fator integrador família/escola. Parte-se da premissa de que SIM, o Turno Integral tem papel formador e orientador na personalidade, leitura de mundo e formação de um cidadão de princípios e valores Luteranos, afinal, as interações sociais, as vivências, confrontos, superações, conquistas e descobertas acontecem no cotidiano, e no caso de estudantes que permanecem o dia inteiro na escola, seu cotidiano é a escola.
Espaço prazeroso, lúdico e recreativo, fundamentado nos quatro pilares da educação, Aprender a ser, Aprender a fazer, Aprender a Conhecer e Aprender a Conviver, disponibiliza vivências em que o brincar e o explorar, a participação de programações culturais e passeios de integração são rotina.
A viabilização de situações diversificadas e interessantes, que instiguem a curiosidade e despertem o estudante de forma global, dá-se através de Vivências desenvolvidas pelas auxiliares de Turno Integral através de planejamento mensal e que ocorrem diariamente, de acordo com o cronograma de atividades e ambientes de cada turma:
- Criação: Desenvolvimento de habilidades manuais, aprimoramento da motricidade fina e criatividade.
- Expressão: Leitura, dramatização, interpretação, comunicação, expressão facial e corporal.
- Brincar: Exploração de brinquedos, socialização, interação, compreensão, diálogo e imaginação.
- Psicomotricidade: Atividades recreativas dirigidas, exploração de materiais, corporeidade e relação eu/outro.
- Culinária: Preparação de lanches simples, prazer de criar com os ingredientes, organização do espaço e utensílios.
- Convivência: Criar condições para aprimorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, estimulando o respeito e o prazer em conviver.
Diferenciais...
- Atendemos 170 crianças, distribuídas em 10 turmas e dispomos de Coordenação pedagógica específica para esta demanda, responsável pela formação continuada do grupo de auxiliares, com reuniões semanais e acompanhamento junto às famílias.
- O acompanhamento das conquistas, vivências, relações intra/interpessoais, sociabilidade,alimentação, sono, postura diante das atividades propostas e regras e combinados e atuação nas vivências propostas, se dá:
1º trimestre: ficha convencional de acompanhamento
2º trimestre: pequeno texto com fotos significativas
3º trimestre: cd de com fotos de todo o ano.
- Uma reunião geral acontece na primeira semana de atividades, onde se explana a proposta metodológica às famílias.
- A NOITE DAS VIVÊNCIAS PARA AS FAMÍLIAS contempla atividades que neste momento são realizadas pelos estudantes aos familiares, com o propósito de que vivenciem e conheçam o dia a dia dos estudantes.
- A SEMANA FARROUPILHA contempla ações, estudo e preparação dos estudantes sobre o RS, apresentação às demais turmas (dança, teatro, declamação...) e vivenciam as lidas de campo, tiro de laço, passeios a cavalo, apresentações culturais de invernadas artísticas e instrumentistas.
- AÇÕES SOCIAIS: o enfrentamento com a realidade e envolvimento em ações sociais parte do interesse de cada turma que conhece as ONGS, instituições, e promove ações de esclarecimento e benefício na comunidade escolar.
- PROJETO REFEITÓRIO FELIZ: ações de normas, conduta, alimentação saudável, avaliação diária da turma no refeitório (individual com registro na agenda) contempla uma premiação ao término do mês.
- OFICINAS EXTRACURRICULARES: há o encaminhamento para 22 oficinas extracurriculares (dança, teatro, instrumentos, patinação, karatê, esportes...).
...São desafios e possibilidades para pensar a Educação!