Aula de educação física - N I
Dessa forma, a Psicomotricidade Relacional é uma ação de cidadania e de transformação social. É um tema que instiga a refletir sobre a necessidade de se mudar o discurso verbal e agir na busca de uma comunidade educacional aberta à demanda de relações, baseada em valores humanos. Nesse contexto, os comportamentos afetivo-emocionais tornam-se indispensáveis à conquista de novas aquisições e conhecimentos essenciais ao bem-estar pessoal e social.
Trata-se de uma ferramenta que investe não em dificuldades e sintomas, mas em possibilidades de crescimento e de aperfeiçoamento em que o sujeito potencializa a capacidade de desenvolver globalmente sua personalidade. A Psicomotricidade Relacional tem comprovado sua eficácia em termos de:
Comportamento: ajusta positivamente a agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância à frustração, hiperatividade etc.
Aprendizagem: desperta o desejo para aprender; eleva o rendimento escolar; minimiza as dificuldades de expressão motora, verbal ou gráfica; melhora a orientação espaço-temporal, apesar de a criança apresentar um desenvolvimento cognitivo normal, aumenta a capacidade de assimilar novos conteúdos; reduz distúrbios de atenção; desenvolve o potencial criativo, dentre outros.
Socialização: facilita a integração em grupos sociais, potencializa o desejo de participar de atividades grupais, eleva a capacidade para enfrentar situações novas etc.
Fonte: Wikipédia.
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