“BARBIE” NA AULA DE MATEMÁTICA!!!
O conceito de multiplicação pode ser abordado a partir de diferentes ideias, conforme a situação em que está sendo empregada. Normalmente, esta operação é trabalhada em sala de aula explorando-se a ideia de adição de parcelas iguais, de proporcionalidade ou formação retangular. A ideia de combinação, embora muito importante para o estudo de análise combinatória no Ensino Médio, costuma ser pouco trabalhada no Ensino Fundamental.
No 6º ano do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, a multiplicação foi abordada de uma forma bastante original. Os alunos ficaram surpresos quando a professora pediu que trouxessem, para a próxima aula de matemática, suas bonecas “Barbies” com suas roupas e acessórios.
Na aula, já com as “Barbies” e passada a agitação inicial em que todos quiseram conhecer as bonecas e acessórios dos colegas, a professora organizou os alunos em grupos.
Os alunos foram então desafiados a vestir a boneca das formas mais variadas. Quantas possibilidades haveria? De quantas formas diferentes cada grupo poderia vestir a sua boneca?
A tarefa empolgou a turma. Todos arriscaram seus palpites, testaram hipóteses e tiraram suas próprias conclusões.
Segundo a professora Neusa Maria Schlabitz, esses momentos de trocas entre os alunos e a interação com o material concreto torna as aulas mais produtivas. O aluno passa a ser protagonista de sua aprendizagem e gera um ambiente propício para a construção de uma aprendizagem significativa.
“Eu achei este trabalho muito interessante, pois tivemos que ouvir uns aos outros para chegar a uma conclusão.” – diz a aluna Laura Emanuely.
Nas aulas seguintes, dando continuidade ao projeto, os alunos confeccionaram cartazes e produziram vídeos sobre o trabalho realizado, nos quais relatam suas experiências e apresentam suas descobertas. Confira a criatividade dessa galera acessando as fotos e os vídeos no site do colégio.