Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 29/06/2015

Sou cuidador do meu irmão!

 

No evangelho de João 13.35 lemos as seguintes palavras de Jesus: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. Infelizmente, vivemos em uma época em que a espiritualidade e a vida estão cada vez mais desconectadas. As pessoas, mais do que nunca, estão em busca de algo que novamente as religue com uma divindade, no entanto, esta busca por Deus ou deuses, não se reflete nas relações pessoais, pois a cada dia que passa as pessoas estão, cada vez mais, longe uma das outras. Percebemos isto pelo fato de que o amor está passando por um profundo processo de esfriamento.

Não há como negar que "esse tempo" é de relações distantes, de intrigas, de vingança, de vermos o outro sofrer e nos alegrarmos com o que vemos. O doloroso de tudo isso é que tal sentimento, modo de vida, tem se manifestado também entre o povo de Deus. Entre aquelas pessoas que frequentam a igreja, mas a igreja não "frequenta" sua vida. Também entre o povo de Deus, os que se dizem bons membros de igreja, o amor está esfriando em seus corações. Mas qual será o motivo desta proliferação da indiferença, ódio, maldade para com o ser humano? Será que Deus mudou? Será que a Palavra mudou? Certamente que não. Quem mudou foi o ser humano e não pense, aqui, somente nos outros. Acredite: Você e eu mudamos ou estamos mudando. A verdade é que a falta de compromisso com a vida do meu semelhante é visível.

Como mordomos da criação de Deus devemos cuidar dela. Nossa primeira missão é para com a vida do meu irmão, do meu próximo, criado, não apenas como um ser vivo, mas como imagem e semelhança do nosso Deus. Vem a minha mente o texto de Gênesis 4.9 onde Deus pergunta para Caim onde está seu irmão e ele responde não ter obrigação de saber onde e como está seu irmão. Muitas pessoas hoje pensam como Caim. Acham que podem viver suas vidas desconectados do mandamento do Senhor que diz para termos amor uns com os outros. Paulo, em Gálatas 2.11, mostra um modo de agir diferente. Ele repreende ninguém mais, nem menos, do que o obstinado Pedro. Tudo porque Pedro fazia acepção de pessoas. Achava que algumas pessoas não eram dignas de estarem com ele ou ele com elas. Paulo não se intimidou, não se acovardou como muitos de nós que procuramos ser politicamente corretos e nos escondemos atrás da nossa indiferença e apatia. Por isso, chamar a atenção de nosso irmão, apontar o erro e indicar o caminho, não é intromissão, mas cuidado e amor.

Escrevendo aos Coríntios, este mesmo Paulo diz “De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”. 1Co 12.26. Portanto, vamos aproveitar "esse tempo" para mostrar que nosso cristianismo, nossa fé, vai além de ritos e tradições. Que nossa fé está comprometida com aquilo que a palavra de Deus nos desafia. Vamos nos importar uns com os outros, vamos cuidar uns com os outros, pois temos responsabilidades com aqueles que estão ao nosso redor. Deus não nos cobra aquilo que não temos condições de fazer, mas aquilo que estiver ao nosso alcance isto Ele espera que façamos. Aproveite cada segundo para expressar o mesmo amor que Cristo demonstrou por nós. Pense Nisso! Tenha uma ótima e abençoada semana.

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 29/06/2015.

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS.