Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 15/06/2015

"Faça um favor a si mesmo: VIVA"

 

Durante a semana passada li uma frase que mexeu muito comigo. Tive que parar e refletir um pouco sobre a minha vida e a forma como tenho vivido cada dia dela. Ela dizia: “Faça um favor a si mesmo: VIVA”! Foi como se tivesse sido alvejado por uma flecha pontiaguda. Fiquei paralisado e imediatamente parei com tudo o que estava fazendo. Por alguns instantes tentei refletir um pouco mais e melhor sobre a minha vida. Confesso que por alguns instantes tive a impressão que estava diante de alguém totalmente desconhecido. Então perguntei-me: Como posso querer viver se não conheço sequer a mim mesmo? Daquele momento em diante reforcei meu desejo de querer viver e viver de forma mais livre, leve e solta.

Confesso que nestes últimos tempos tenho tentado viver mais e melhor. Mas estou descobrindo que isto não é fácil. Estou me esforçando para fazer este favor a mim mesmo. Nesta luta diária e constante tenho descoberto que há algumas coisas que amo e outras que detesto: Amo a liberdade, mas detesto situações opressoras e dogmas. Amo minha esposa, meu filho, amo a Deus, mas também descubro a cada instante que detesto gente chata, metida, insensível, fresca, "metida a besta". Amo gente simples, mestres da vida, gente que pode até não saber falar qualquer outro idioma, ou não ter lido nenhum livro, mas domina a linguagem acolhedora do amor. Amo e detesto, mas a cada dia eu descubro que o nome disso é viver. Agradeço aquele que escreveu: “Faça um favor a si mesmo: VIVA”!

Nestes meus poucos anos de vida, somente 40, estou descobrindo que viver vai muito além do que eu possa explicar. Viver é ser assim como se é: Sem hipocrisias, interesses e ideias prontas. Sem ignorar ou minimizar dores alheias. Shakespeare dizia que "zomba de cicatrizes aquele que nunca passou pela dor". Talvez isso tudo que estou escrevendo nem faça sentido para você, mas para mim é uma tentativa de olhar para o espelho da minha vida. Na verdade estou procurando encantos, sonhos perdidos. Quero sentir novamente o ar tocando meu rosto sem a preocupação com um provável resfriado. Mas se o tal resfriado chegar, legal, vou aproveitar um pouco mais a minha cama quente. Quero querer. Quero falar o que vai no meu coração. Quero dormir. Quero acordar. Quero ser. Quero amar. Só quero dar um presente a mim mesmo: Viver. Quero conhecer mais e melhor esse cara desconhecido do espelho: Eu mesmo.

Hoje, deixe-me dar um conselho para você. Já o dei para o cara do espelho: Viva! Esqueça um pouco as reuniões, os compromissos de uma agenda interminável. Não tente dar explicações metódicas e lógicas para tudo. Não se esqueça que a vida é bela, mas ela também é curta. Não desperdice a sua vida. Quero lhe desafiar a fazer um teste esta semana: Que tal viver e aproveitar a vida com todas as forças? Tente. Pode ser apenas um dia ou uma semana para muitos, mas ele pode se transformar no melhor dia/semana da sua vida. Se der certo, parabéns! Se der errado, maravilha! Viver é exatamente essa corda bamba, esse paradoxo, simplesmente imprevisível. A certeza é que Deus está do nosso lado torcendo para dar certo. Não tenha tanto medo de viver e ser feliz. Como escreveu Epícuro: "Por que temer a morte? Enquanto somos, ela não existe. E quando ela passa a existir, nós deixamos de ser". Procure agora um espelho, deve haver algum por perto. Olhe bem para ele, para o cara ou a cara do espelho e tome a firme decisão de viver. Viver em todas as suas dimensões e plenitude. Quem sabe hoje seja o início de uma nova vida para você? Pense Nisso!

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 15/06/2015.

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS