Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 16/03/2015

Cuidado com a família!

 

Creio que a grande maioria de vocês vai concordar comigo sobre o fato de que a tarefa de cuidar da própria família é, sem dúvida, a mais desafiadora e exigente que um cristão pode assumir. Infelizmente, o excesso de ativismo, voltado e centrado em resultados, exige cada vez mais do nosso tempo. São reuniões, encontros e atividades quase que todos os dias, quando não, noites, restando assim pouco tempo para ser dedicado a vida familiar.

Como pastor, percebo a triste realidade de que muitos pais hoje delegam à Igreja a responsabilidade que Deus deu a eles: apresentar aos filhos as verdades da vida. No Antigo Testamento, o preceito da lei era muito claro: as palavras dadas por Deus deveriam estar no coração de cada membro de seu povo, do maior ao menor e cabia aos pais o dever de ensinar aos filhos. As orientações do Novo Testamento não são menos claras. Ele ensina que: não há como fazer algo de bom para os outros se não o fizermos primeiro para os de nossa casa. (1 Timóteo 3.4-5). Mas qual é o pai, ou mãe que, hoje, ainda caminha com o filho? Quem se assenta em casa com a família? Quem vê a hora em que o filho levanta ou deita? São tão raros esses momentos que pouco sobra para que os pais possam exercer o cuidado espiritual na vida dos seus filhos.

Por isso, cada pai e mãe precisa assumir que sua primeira responsabilidade é o cuidado para com sua família, para servi-la, para lavar os seus pés, para ser o menor. Quantos de nós pais estamos proporcionando isto aos nossos queridos? Quantos de fato ainda querem servir?

Quando o pai é omisso, quando não está preocupado em ensinar coisas boas, quando não é bom exemplo, alguém o ensinará e será exemplo para o filho. Quem sabe será alguém que ensinará o caminho das drogas, da violência e do crime? Será que os exemplos de tantos jovens que se desviaram e perderam as suas vidas, por causa da omissão dos pais não é o suficiente para fazer de nós pais mais presentes?

Você que é pai, mãe, e que está lendo esta mensagem: pare e reflita sobre a maneira como tem exercido a sua paternidade ou maternidade. Não negligenciem seus filhos, deem mais do que "coisas" para eles. Vivam com eles. Ensinem seus filhos, desde pequenos, a amarem uns aos outros, a amarem o nosso Deus, e assim contribuam para que eles cresçam em sabedoria e entendimento. Contribuam para que eles tornem-se adultos com caráter e assim contribuam para um mundo mais justo, mais humano, mais amoroso, mais solidário e também mais divino.

Pai, mãe, mostre que você ama seus filhos e que eles pode confiar em você. Seja seu exemplo e você estará contribuindo e fazendo sua parte para com esse amado. Você estará contribuindo para que o mundo continue sonhando com dias melhores, com jovens melhores, com famílias melhores. Pense Nisso.

 

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 16/03/2015.

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS