Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 23/02/2015

Erros e acertos!

 

Você já percebeu que os anos vão passando e acreditamos que as experiências adquiridas são suficientes para que saibamos distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, o bom e o mau, a verdade e a mentira e por aí vai. Em determinados momentos descobrimos que a experiência é ainda incompleta, que ainda não aprendemos tudo o que deveríamos. Somos obrigados a admitir que continuamos sem muita noção de conhecimento, principalmente no que se refere as pessoas. É muito difícil e complicado conhecer o outro. É quase que impossível saber identificar e reconhecer quem é o outro, o seu agir, o seu pensar.

Decepcionar-se com as pessoas é inevitável. Muitas vezes convivemos anos com alguém e de uma hora para outra descobrimos que não o conhecemos, não sabemos exatamente quem é esse alguém. Mas, às vezes, também não precisa ser uma convivência tão longa, basta que tenhamos algum tempo para conversar, admirar e "pimba", termos diante de nós um desconhecido. Assim, descobrimos ao longo das nossas relações e convivências que algumas pessoas não são exatamente quem são, ou melhor dizendo: não correspondem àquela imagem que delas fazíamos. Sofro com isso porque a minha concepção de pessoa é abalada, é frustrada. A imagem se quebra e com ela se vai o meu gostar, a minha admiração, a minha confiança. Consertar essa imagem é um processo longo, doloroso, muito difícil e infelizmente, algumas vezes, humanamente impossível. E mesmo que consigamos, as marcas das emendas são visíveis e inesquecíveis. Por mais que o princípio cristão me desafie a amar eu descubro, pela minha vida, pelas minhas dores e também pela alegria que não devemos amar em excesso, ser amigo ao extremo, confiar cegamente. Ninguém é perfeito, bem sei, mas podemos ser um pouco melhor a cada dia para não cairmos no esquecimento ou decepcionarmos tanto as pessoas. Pode parecer duro o que escrevo, mas também é verdade o ditado que diz que a “dor ensina a gemer”. Portanto, antes de condenar minhas palavras, olhe bem para o espelho da sua vida e quem sabe você conseguirá me entender, pois eu estou tentando.

Fico imaginando quantas vezes já decepcionei as pessoas, quantas vezes pensei estar dando o melhor de mim e ainda assim não era o suficiente, quantas vezes fui rude e magoei, quantas vezes não fui aquilo que esperavam que eu fosse. É verdade que decepcionei-me com muitas pessoas ao longo desses meus 40 anos, mas também muitos decepcionei. Como remediar? Como recomeçar? Só tem um caminho: colocar tudo diante do Senhor e pedir a Ele sabedoria e entendimento para que Ele restaure, na medida do possível, o que foi quebrado.

O meu desafio é que dia a dia coloquemos diante do Senhor as nossas dificuldades e angústias e pedir para que Ele nos mostre onde relacionamentos foram quebrados, onde a confiança foi abalada, onde podemos mudar, onde podemos fazer melhor. Somente com a ajuda de Deus podemos ser melhores do que somos e amar mais do que amamos. Pense nisso!

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 23/02/2015.

 

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS