Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luis Henrique Sievers - 27/10/2014

As Sacudidas de Deus

Reforma Luterana

De tempos em tempos, Deus costuma sacudir com mais força a sua Igreja e o mundo. Por onde o sopro do seu Espírito passa, nascem fontes de água fresca nos desertos da vida e da história humana. Ele sopra onde e quando quer. Não temos domínio sobre a sua vontade. Mas quando isso acontece, renovam-se as forças e renasce a esperança. Bem aventurada é a pessoa que sabe preservar e cuidar dessas fontes de água fresca. Sua sede será saciada pelos caminhos do seu viver.

No século XVI, a Europa foi sacudida pela Reforma Protestante. Um amplo movimento que trouxe ventos de renovação para dentro da Igreja e do Estado da época. A Reforma Luterana é celebrada em 31 de outubro, feriado em muitos municípios do país, inclusive aqui em Lajeado/RS. Foi nesse dia que, em 1517, o reformador Martim Lutero tornou pública a sua posição a respeito da Doutrina das Indulgências, uma espécie de absolvição do castigo, pena, por um pecado cometido. A prática dessa doutrina chegou ao absurdo de vender Indulgências pelo bem de pessoas já mortas. Contra esse mercado do perdão, Lutero defendeu a doutrina bíblica que afirma: “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.’ ” (Romanos 1.17) Ou seja, somos todos carentes do amor e da misericórdia de Deus. Todos! Dois dias antes de sua morte Lutero escreveu: “Nós somos pedintes (mendigos). Isso é verdade!”

A Reforma Luterana e Protestante se espalhou pela Europa nas asas da nova tipografia. Livros e escritos eram publicados com maior rapidez e maior número de cópias. Até aquela época, “a Bíblia era um livro precioso escrito à mão, tão escasso que, em algumas igrejas, a única cópia era acorrentada à mesa de leitura” (Geoffrey Blainey). Quando Lutero completou a sua tradução da Bíblia para a língua alemã (1534), em prosa simples e forte, ela saiu dos mosteiros e das igrejas e foi parar nas ruas e nas casas. Com o acesso à Bíblia, a interpretação dos textos não era mais monopólio dos monges e sacerdotes. O povo simples podia lê-la tirar suas próprias conclusões.

É aqui que entra mais um grande legado da Reforma Luterana: as escolas comunitárias. Os reformadores e as reformadoras insistiram e criaram escolas nas cidades em que chegavam. Eram escolas públicas. Não se tratava apenas de capacitar e formar as crianças profissionalmente, mas também para a leitura e interpretação dos textos bíblicos. A fé, como graça de Deus, não podia mais ser alimentada apenas pela interpretação de terceiros, mas pelos estudos e pela consciência do próprio crente. Quando foi solicitado a se retratar das suas posições, Lutero respondeu: “...a minha convicção vem das Escrituras a que me reporto, a minha consciência está cativa da palavra de Deus – nada consigo nem quero retratar, porque é difícil, maléfico e perigoso agir contra a consciência. Deus me ajude! Amém.”

Entenda-se como “palavra de Deus”, aquela que se fez carne (João 1.14): Jesus Cristo. Ele é a criança que dá sentido ao berço de palha que é a Bíblia. Nosso maior interesse não deve estar na palha, mas na criança. As palavras e ações de Jesus Cristo são fonte de vida e luz. Elas dão sentido ao viver e ao morrer das pessoas. Refrescam a fé e renovam a esperança. Sobretudo, ensinam a amar a Deus no amor ao próximo.

Quando Deus sacode o mundo e as nossas vidas com o seu Espírito Santo, nascem fontes de água fresca nos desertos da nossa história. A Reforma Luterana e Protestante é umas dessas fontes a jorrar água fresca para os sedentos. Em 2017, vamos comemorar os seus 500 anos em todo o mundo. Não para voltar ao passado, mas para valorizar essa herança, essa sacudida de Deus, e redescobrir o seu frescor para os tempos atuais. Afinal de contas, a fonte também é nascente de rio, cujas águas escorrem por diferentes terras. Por onde essas águas estão correndo? Que nutrientes elas estão levando? Que plantas buscam o seu frescor? Que frutos essas árvores estão dando?

 

Pastor Luis Henrique Sievers

 

Pastorado Escolar CSGA