Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 04/08/2014

Ter razão ou ser feliz?

 

Depois de um tempo de recesso escolar aqui estou de volta com minha mensagem. Alguns dias desse tempo de descanso aproveitei para participar do 30º Congresso da Rede Sinodal de Educação, em Porto Alegre/RS. Foi um tempo de muitas palestras interessantes, entre os palestrantes Miguel Arroyo e Leonardo Boff. O tema do congresso foi "Escola Luterana - Espaço de Cuidado". Dentre todas as palestras uma frase do psicólogo Júlio Walz marcou-me profundamente: "Podemos ter razão ou sermos felizes". Lembrei-me muito das crianças, do quando elas brincam juntas e o quanto brigam. Mas, alguns minutos depois, podemos vê-las brincando novamente, como se nada tivesse acontecido.

E os adultos? Um ditado gaúcho reflete um pouco a vida dos adultos "Dou um boi pra não entrar e uma tropa pra não sair da briga". Os adultos podem ficar sem conversar durante anos ou durante toda a sua vida. É verdade que, às vezes, esquecem até o motivo pelo qual iniciaram a briga. Aqui percebi a grande diferença entre as crianças e os adultos. As crianças preferem ser felizes do que ter razão. O natural da criança é buscar a felicidade, é perdoar, é ser feliz. Infelizmente, nós adultos complicamos tudo e escolhemos ter razão a sermos felizes. Trocamos a felicidade, a paz e o amor pela razão.

Por isso, meu/minha amigo/a, se o seu objetivo na vida é ser feliz tenha a certeza de que em alguns momentos será preciso abrir mão da razão. Isso fará toda a diferença. A vida é muito curta para guardarmos tantas mágoas, tantos sentimentos ruins, que apenas mancham o nosso coração e que não nos permitem viver em paz e em amor. Quantas horas gastamos em discussões desnecessárias e intermináveis! Por que é tão difícil abrir mão da razão, assumir que há muitas coisas que "tanto faz"? Porque para que se abra mão de algo é preciso abrir mão do nosso egoísmo, dos nossos gostos e interesses. Isso é muito difícil, mas precisamos aprender a ser menos egoístas e sentirmos alegria, sermos feliz e fazermos o outro feliz.

Tenhamos isso na vida como objetivo, na convivência com os outros, de amar e fazer com que os outros sejam mais importantes do que nós. Você prefere ser feliz ou ter razão? Pense nisso.

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 04/08/2014

Pastorado Escolar do Colégio Evangélico Augusto Pestana – Ijuí/RS