Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 12/05/2014

Quem é o meu próximo?

No próximo domingo realizaremos o culto do CEAP, na Comunidade Martim Lutero, com o 5º e 6º anos e o texto bíblico para reflexão será a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37). A introdução dessa história nos mostra um diálogo de Jesus com um mestre da lei que, com o intuito de colocar Jesus a prova, faz a seguinte pergunta: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”. Com humildade e sabedoria, Jesus lhe responde com outra pergunta: “O que está escrito na Lei? Como você a vê?”. Logo em seguida, ele disse a Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo” e Jesus mais uma vez lhe disse: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. Querendo justificar-se o mestre na lei faz uma nova pergunta: "E quem é o meu próximo?" A resposta à primeira pergunta obviamente ele já sabia, de modo que, para obter credibilidade, pediu uma interpretação, no que segue a parábola do Bom Samaritano.

Amigos/as, todos os dias ao ligarmos a TV ou lermos o jornal observamos a grande quantidade de tragédias que têm acontecido em todas as partes do mundo. Algumas até bem perto de nós. É interessante como a grande quantidade de notícias trágicas, com o passar do tempo, anestesiam as pessoas. É incrível, mas após ouvirmos notícias como a morte do menino Bernardo Boldrini, de Três Passos, não temos problema nenhum em assistir, logo em seguida, mais um capítulo da novela “Em Família”. Vivemos a vida como se nada tivesse acontecido.

Pensamos demais em nós mesmos. Nos nossos problemas, nas nossas contas, na educação dos nossos filhos e por aí vai. Talvez tenhamos, de fato, esta dúvida: “quem é o meu próximo?”. Quando Jesus nos ensina a amar o próximo como amamos a nós mesmos, Ele está dizendo que assim como amo a minha vida, eu preciso amar o meu próximo e ter um olhar cuidadoso com ele. Mas esta realidade está um pouco distante de nós. Infelizmente, eu diria. O que Jesus quer é que este seja um princípio nosso de vida e não apenas um discurso humanista ou ideológico. Infelizmente o que vale hoje é o EU. O que EU tenho. O que EU quero. A MINHA família. A MINHA felicidade. E o nosso próximo? Porque nossos olhos estão fechados a ponto de não conseguirmos enxerga-lo? Por quê?

Em meio a uma sociedade capitalista, onde ganha quem é melhor ou se acha o melhor, onde a competição é ferrenha e o valor das pessoas está no ‘ter’ e não no ‘ser’, parece ser comum para o ser humano pensar em si mesmo. Mas e Deus? Será que também está de olho nos melhores, como as grandes empresas? Não! Somos todos iguais diante do Senhor! Por isso, não permita que o egoísmo encontre lugar no seu coração. Lembre-se de que aquilo que você é capaz de fazer por você, isto Deus espera que você faça pelo seu próximo! Mas não se esqueça de que seu próximo pode estar muito perto de você. Pode ser um familiar, cônjuge ou filhos, ou então um funcionário, vizinho ou outro qualquer. Meu objetivo hoje é ter conseguido deixar você incomodado a ponto de se fazer esta pergunta: Quem é meu próximo?

 

Uma ótima e abençoada semana a todos!

Pastor Luciano Miranda Martins – 12.05.2104

Pastorado Escolar do Colégio Evangélico Augusto Pestana – Ijuí/RS