Ensino Bilíngue GA: atividades desenvolvem habilidades em inglês

Aplicados como forma de fixar os conteúdos, os games desenvolvidos com os estudantes do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo trazem engajamento e fortalecem a relação das crianças e adolescentes com a língua inglesa

Fazer os estudantes pensarem em inglês é um dos objetivos do Ensino Bilíngue do Centro de Educação Básica Gustavo. Para isso, os professores desenvolvem diversas iniciativas que se encaixam no cotidiano deles. Um bom exemplo disso foi Geometric Shape Game, aplicado na turma do 3ª Ano A do Ensino Fundamental.

Segundo a teacher Jéssica Meneghini, o jogo é uma versão do Tapa Certo, onde uma dupla de estudantes por vez precisa identificar uma forma geométrica a partir do seu comando em inglês. “Na primeira rodada, usei o recurso visual para eles assimilarem melhor o vocabulário. Na segunda rodada, eles jogaram somente ouvindo para treinar habilidades de escuta e compreensão”, explica.

Geralmente, um jogo como esse é feito como um fechamento de conteúdo, para fixar as lições aprendidas. No caso, foram abordados dentro da área da geometria, mais especificamente sobre regiões planas, dentro do conteúdo de matemática. “Trabalhamos no bilíngue os conteúdos que eles têm nas duas línguas. Então, se eles têm geometria em português, eles terão geometria em inglês também. Sempre trabalhamos em conjunto esse conteúdo, com diversas atividades”, esclarece Jéssica.

Ensino Bilíngue na rotina

Um dos estudantes que participou do Geometric Shape Game foi Murilo Scherrer, de 9 anos. No GA desde o Nível I da Educação Infantil e fã de ciências e robótica, ele afirma que se dá melhor com o inglês do que com português. Além disso, as lições em sala de aula já fazem parte da rotina dentro de casa.

“Gosto de ter duas professoras, de ter aulas em português e também em inglês. E em casa, como eu sempre olho o YouTube, o inglês me ajuda a entender os vídeos que não tem legendas e até as partidas de videogame”, observa Murilo.

Enquanto isso, Jéssica Botega, mãe da Cecília Botega, também estudante do 3ª Ano A, destaca que a adaptação da filha ao ambiente bilíngue ocorreu de forma natural, muito pela condução do colégio nessa transição. A exemplo de outros colegas da turma, ela também mostra interesse em assistir vídeos exclusivamente em inglês.

“Percebe-se muito a influência desse aprendizado em casa. A Cecília demonstra uma notável melhora na pronúncia de palavras e frases, na escrita e até nos corrige ocasionalmente. Hoje, temos plena consciência de que o domínio do inglês é essencial e terá um impacto significativo no futuro de nossos filhos”, conclui Jéssica.

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