Professor do GA é convocado para treinar Seleção Gaúcha de Basquete
O professor das atividades extracurriculares de Basquete do GA, Arthur Filippon, foi nomeado pela Federação Gaúcha de Basketball como técnico da Seleção Gaúcha Sub 15 Feminina. A convocação oficial aconteceu em assembleia nesta sexta-feira (10), na sede da Federação, em Caxias do Sul.
Filippon atuava como auxiliar técnico da seleção gaúcha desde 2019, tendo experiência com as equipes femininas Sub 13, 17 e 19. No ano passado, com a sua função de auxiliar da Sub 17, a equipe se classificou para o Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino. “Por conta de datas e orçamentos não fomos disputar, mas essa vaga foi muito importante. Há 10 anos que não se conquistava a vaga”, conta ele.
O técnico enxerga a oportunidade como um reconhecimento pelo trabalho que realiza há cerca de uma década no basquete feminino. “Em Guaporé, o basquete feminino é uma potência. A gente sempre entra no estadual batendo de frente com os times que tem tradição de estar no topo”, comenta.
Serão convocadas até 12 atletas para compor a equipe. Os treinos iniciam em meados de abril e maio para que haja a preparação para as competições – Campeonato Sul-Brasileiro e Campeonato Brasileiro – que iniciam em setembro. Ricardo Ellwanger será o auxiliar técnico de Filippon. “É uma vitória pessoal, porque representar o RS sendo técnico da seleção gaúcha é muito bacana, uma responsabilidade muito grande, com o estado e com as meninas. É bem gratificante tanto pessoal quanto profissionalmente. Uma emoção bem grande”, destaca Filippon.
Trajetória
Arthur Filippon trabalha com basquete há dez anos e fundou a Associação Guaporense de Basquete em 2017. “A partir disso começou a surgir o trabalho oficial com o basquete em Guaporé. Já em 2019 fomos campeões estaduais na categoria feminino Sub 13 e vice-campeões na categoria Sub 14 com a equipe Sub 13. No ano seguinte ficamos em segundo no campeonato gaúcho”, relembra ele.
O treinador já atuou na comissão técnica do Basquete Cearense, com experiência no Campeonato Brasileiro, com o Sub 18. Conquistou 1º lugar na Copa Erechim com masculino Sub 15, em 2018. Além de conquistar vários títulos com Sub 14, 15 e 16 no Basquete TX3. Foi campeão estadual de Basquete TX3 e disputou o Campeonato Brasileiro em SC. Em 2022, sua equipe ficou em 3º lugar no Campeonato Citadino de Caxias do Sul/RS.
No GA, o profissional desempenha a função de técnico das equipes de competição desde 2022 e também faz o treinamento de estudantes a partir dos 10 anos nas aulas extracurriculares de Basquete.