17º Festival do Livro do GA é lançado oficialmente à imprensa regional

A 17º edição do Festival do Livro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo foi apresentado oficialmente à representantes da imprensa regional na manhã desta sexta-feira (14). O momento serviu para apresentar o tema, a composição da programação e a relação do evento com os trabalhos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula.
O Festival ocorrerá entre 24 e 28 de junho, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado/RS. O evento traz à reflexão o título “Corpoesia: a arte que transforma”. Haverá participação de oito escritores, sendo sete de forma presencial. O festival é composto por uma programação cultural rica em apresentações dos estudantes do colégio. Além disso, haverá cerca de 20 mil livros para comercialização.
Participaram da coletiva para apresentação do evento, o diretor da instituição Edson Wiethölter, a coordenadora da Área de Linguagens, Deliene Kotz e as professores Deise Ely (3º ano do Ensino Fundamental), Graziela Fracalossi (Português – Anos Finais do Ensino Fundamental), Sueli Sievers (Português – 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio), Janine Müller (Literatura – Ensino Médio) e Cristiane Schneider – Extracurriculares – Teatro).
Tema do festival
O tema do festival é a Linguagem Poética e, a partir disso, criou-se o temo “corpoesia”, que une “corpo” e “poesia”. A palavra foi desenvolvida pela professora de Teatro da instituição, Cristiane Schneider, como reflexão ao uso do corpo para a arte. O tema do evento é desenvolvido em sala de aula com os estudantes dos diversos níveis de ensino, seja no consumo de obras literárias e também na produção de materiais.
Livros produzidos pelos estudantes da Educação Infantil aos Anos Iniciais serão lançados durante o festival.
História do festival
O diretor do Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter resgatou, na coletiva de imprensa, a história do Festival do Livro, que passou a ser organizado pela instituição em 2009. Há 17 anos, a feira surgiu, com a denominação de Sesi – Sommer, entidades que realizaram o evento até 2008.
Autores participantes
Estarão presentes no evento, Thedy Corrêa, João Pedro Roriz, Beto Herrmann e Rogério Hoch, César Obeid, Eleonora de Medeiros e Cris Müller. O escritor Walcyr Carrasco terá participação por vídeo conferência na abertura do evento, no dia 24 de junho.
Funcionamento da feira
 
O Festival funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia. Haverá praça de alimentação no local. A entrada é gratuita. A comercialização de livros é feita pelas livrarias Wessel e Armazém.

Comments are closed.