Estudantes participam do primeiro intercâmbio internacional do Gustavo Adolfo

Quatro estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo embarcam para a Alemanha nesta quarta-feira (09). Os alunos participam do primeiro intercâmbio internacional promovido pela instituição. O foco da viagem será o acompanhamento de aulas normais da escola com ênfase internacional Friedrich Schiller Gymnasium, localizada em Ludwigsburg, que fica próximo de Stuttgart. Dos 13 dias de estada no país, cinco serão na instituição de ensino.
Além da parte acadêmica, os estudantes João Pinheiro Brod, Gabriel Dammann, Linda Pereira Ely e Sofia Gräbin também conhecerão alguns dos principais atrativos culturais e turísticos de oito cidades do Sul da Alemanha. Serão conhecidas, além de Ludwigsburg, Frankfurt, Königstein, Stuttgart, Heldelberg, Rotenburg, Ulm e Müncher, a partir da qual os estudantes visitarão o Castelo de Neuschwanstein.
O diretor do Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, acompanhará o grupo e frisa que “o foco é o aprimoramento do ‘escutar e se comunicar’, pois os estudantes estarão em contato direto com a escola alemã. Cada um dos alunos tem dois padrinhos, que são alunos da instituição internacional e servirão de suporte e os acompanharão durante a estada. Isso facilitará que eles conheçam a cultura acadêmica do país e até criem laços para intenções futuras”, comenta. A estadia dos alunos se dividirá em casas de famílias, albergue, hotel e hostel.
Parte do roteiro cultural foi sugerido pelo colégio e adaptado conforme as preferências dos estudantes, que embarcam pela primeira vez à Alemanha. A estudante Sofia frisa que a viagem será um desafio. “Por esses anos todos a gente aprende alemão na escola, agora chegou a hora de colocar em prática!”.
O planejamento e a organização da viagem, por meio de contatos e estudos, foi realizado pela professora de Língua Alemã, instrutora dos estudantes intercambistas, Raquel Klaus. O colégio presenteará a escola alemã que os acolherá com uma placa de prata, com a intenção de chancelar a continuidade do intercâmbio nos próximos anos.

Comments are closed.