Planejamento, formações e momentos de discussão integram ações que preparam equipe pedagógica para iniciativa inédita na região
Professores com formação em Pedagogia e educadores com habilitação em Linha Inglesa serão protagonistas, de forma simultânea, nas salas de aula das turmas de Nível III da Educação Infantil (5 anos) e 1º Anos do Ensino Fundamental (6 anos) do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, a partir de 2022. A dupla docência é o mote do inédito Projeto Bilíngue, apresentado neste ano à comunidade regional, e que ganha forma com a preparação da equipe pedagógica para o próximo ano letivo.
De acordo com a coordenadora da Área de Linguagens, Deliene Kotz, as primeiras etapas foram o processo seletivo dos novos professores de Língua Inglesa, e a reformulação dos planos de estudo e de trabalho das primeiras turmas contempladas pelo bilinguismo. “Também houve momentos de formação sobre o projeto, no âmbito dos fundamentos e da legislação, além de encontros internos de discussão e estudo sobre a metodologia e planejamento das atividades”, pontua. Ela acrescenta ainda que está prevista uma formação para o retorno das férias escolares e ao longo do ano. As atividades de qualificação são promovidas pelo próprio colégio e por meio de parcerias com outras instituições.
Incremento para o ensino local e regional
Conforme o diretor Edson Wiethölter, o GA será protagonista de um projeto inovador na área da Educação Bilíngue e com dupla docência. “Essa nova metodologia trará benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, impactando na formação acadêmica oferecida pelas licenciaturas. Os cursos de licenciatura em Língua Inglesa da região passarão a oferecer, em nível de pós-graduação, cursos específicos para o público da Educação Infantil e Anos Iniciais, englobando a Educação Bilíngue”, antecipa.
Entenda como vai funcionar:
– A partir do ano que vem, as turmas de 5 e 6 anos terão dois professores protagonistas simultâneos: um pedagogo e um de Língua Inglesa. Os pequenos serão alfabetizados com a língua mãe e, ao mesmo tempo, terão maior contato com o segundo idioma.
– A Língua Inglesa será um meio para ensinar conteúdos de componentes curriculares, como Português, Matemática, Ciências Sociais e da Natureza, e Ensino Religioso (Ética). Nas aulas de Português e Matemática, em especial, quem vai introduzir primeiro os conteúdos será o professor formado em Pedagogia. Nas aulas de Ciências, Artes ou Ética, por exemplo, não terá a necessidade do primeiro conteúdo ser repassado pelo pedagogo, por se tratar de disciplinas mais práticas.
– Depois que determinado conteúdo for explicado, o professor de Inglês poderá trabalhar esse tema, em uma outra aula, evoluindo o que já foi discutido. Mas todos os encontros terão a presença de dois educadores.
– Ao contrário do que ocorre atualmente, os estudantes terão como referência os dois educadores, que vão pensar, planejar, alinhar, ensinar e avaliar juntos. Em caso de dúvidas, a criança poderá buscar o apoio de ambos, mas haverá momentos em que um terá mais atividades que o outro.
– Nas segundas e sextas-feiras, as turmas terão momentos monolíngues, com os professores curriculares em uma turma e os de inglês em outra. O objetivo, conforme Deliene, é reforçar conteúdos e vivências, entendendo necessidades de cada turma para que todos os temas sejam trabalhados e compreendidos.