Depois de quase um ano mergulhada em uma nova cultura, novos idiomas e muitas experiências, a intercambista italiana Sofia de Pascale, de 17 anos, se despediu esta semana do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA. Natural de Bari, cidade na região de Puglia, no sul da Itália, Sofia cursou parte do 2º e do 3º ano do Ensino Médio no Brasil.
Durante os 11 meses em que esteve em Lajeado, ela viveu com uma família hospedeira e participou ativamente da vida escolar, criando laços com colegas, professores e colaboradores. A experiência de intercâmbio proporcionou não apenas o domínio de uma nova língua, mas também a troca de culturas e o fortalecimento de vínculos.
“Fazer intercâmbio é uma experiência única. Eu aprendi muita coisa, virei independente, aprendi um novo idioma, aprendi muito sobre mim mesma e conheci pessoas novas. Eu tenho certeza que essa experiência me mudou completamente como pessoa. Eu sempre vou lembrar com saudade do Brasil e espero muito voltar”, comenta Sofia.
O programa de intercâmbio é mais uma das formas pelas quais o GA promove o desenvolvimento pleno dos estudantes e a formação de cidadãos globais, capazes de dialogar com o mundo e aprender com as diferenças.