Estudante do Gustavo Adolfo recebe medalha de Prata na OBMEP

O estudante Carlos Eduardo Stahlhöfer (14), do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (CSGA) de Lajeado/RS, recebeu no último dia 6 de julho, medalha Prata conquistada na 14ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas + Privadas 2018). A Cerimônia de Premiação ocorreu no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS em Porto Alegre/RS. O prêmio foi conquistado na edição do ano passado da OBMEP. Carlos é estudante do 8º ano do Ensino Fundamental. A nível estadual, obteve a 1ª posição no nível 1 (6º ou 7º ano do Ensino Fundamental) e a nível nacional o 52º lugar.

A coordenadora da área da Matemática do CSGA, Rosilene Inês König, destaca que a conquista é resultado de um trabalho conjunto, entre estudantes, professores, equipe diretiva e apoio dos pais. “Essa conquista fomenta a participação dos estudantes nas olimpíadas matemáticas. Nós procuramos orientar professores para desafiarem os estudantes com curiosidades que acrescentem ao contexto deles, além de instigar com estratégias matemáticas o interesse pela área, porque a Matemática ainda é vista por muitos como complicada”, explica.

Carlos é estudante da instituição desde o 2º ano e comenta que acha divertida a resolução de cálculos. “Sempre tive facilidade. Para a primeira fase da OBMEP eu não preparei fora da sala de aula. Para a segunda etapa da competição me concentrei em estudar problemas matemáticos que já haviam saído em edições anteriores”, conta.

Em função do seu desempenho na OBMEP, o aluno foi convidado a participar do 14º Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), o qual cursa quinzenalmente e receberá, no final do ano, a certificação.

O diretor do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, destaca as práticas pedagógicas do educandário como incentivadoras da busca pela excelência. “O colégio perpetua princípios fundamentados na valorização das artes, das línguas, conteúdo forte de aprendizagem significativa e com excelentes professores”, completa.

 

Resultados da OBMEP 2019

Na OBMEP 2019, o Gustavo Adolfo obteve 20 classificações para a segunda etapa. A primeira fase da competição ocorreu em junho. Participarão do próximo passo, sete estudantes de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, sete estudantes de 8º e 9º ano e seis do Ensino Médio. A prova ocorrerá em setembro. Trata-se da mais importante competição científica brasileira.

Comments are closed.