Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Turno Integral

 

PROPOSTA METODOLÓGICA

Objetivo

O Turno  Integral  é  um  espaço  prazeroso,  que  propicia  aprendizagens  diversificadas  e  convivência social para estudantes da Educação Infantil à 8ª série do Ensino Fundamental, no turno oposto às aulas. 

Possui atendimento das 11h30min da manhã às 18h30min da tarde.

Procedimento

O Espaço...

Neste espaço, os estudantes recebem refeições, dispõe de momento para o sono e higiene, monitoria nas  tarefas  escolares  (temas),  encaminhamento  para  atividades  do  turno  regular  ou  aulas  específicas oferecidas  pela  escola  e  orientação  de  hábitos/atitudes  que  dignificam  seu  caráter  e  promovem  sua autonomia.

Envolvem-se  em  atividades  multidisciplinares  através  das  diversas  Vivências  desenvolvidas  pelas monitoras para o aprimoramento dos aspectos psicomotores, afetivos e cognitivos e divertem-se com as programações especiais, passeios e agenda cultural.

Espaço Físico...

O  Turno  Integral  dispõe  de  todos  os  ambientes  da  escola  como  sua  estrutura  física  e  para  a realização de suas atividades específicas ou Oficinas:

Proposta Metodológica...

O  Turno  integral  atua  com  o  papel  integrador  escola/família,  para  atenuar  a  convivência  em sociedade, o respeito, os valores morais e suprir suas necessidades básicas e despertar sua autonomia.

Dispõe de um  planejamento pedagógico fundamentado nos quatro pilares da Educação: Aprender a ser, Aprender a fazer, Aprender a Conhecer e Aprender a Conviver e prima pela orientação de hábitos e atitudes no seu cotidiano.

Trabalha  com  uma  rotina  flexível  e  prazerosa,  estruturada  para  priorizar  a  participação  de  cada estudante nas atividades promovidas pela escola, sem que deixe de se envolver nas atividades de sua turma. 

Há  uma  preocupação  em  disponibilizar  vivências  prazerosas  e  lúdicas,  e  por  isso,  o  brincar  e  o explorar são fatores determinantes desta rotina. Também valorizamos o aspecto cultural, e os estudantes participam da programação cultural da cidade, ou realizam passeios de integração.

A viabilização de situações diversificadas e interessantes, que instiguem a curiosidade e despertem o  estudante  de  forma  global,  deu-se  através  de  Vivências,  que  são  desenvolvidas  pelas  monitoras  e adaptadas de acordo com cada turma e especificidades de cada estudante.

Estas  Vivências  ocorrem diariamente, de acordo com o cronograma de atividades e ambientes de cada turma, e são descritas a seguir:

  Criação:  Desenvolvimento  de  habilidades  manuais,  aprimoramento  da  motricidade  fina  e criatividade através de trabalhos artísticos com sucatas, modelagem, técnicas de pintura e desenho. 

  Informática:  Utilização do laboratório de informática para atividades dirigidas, pesquisas, jogos e softwares educativos.

  Teatro: Momento de estudos, leituras de textos e livros de diferentes tipologias, dramatização dos textos, interpretações, comunicação e expressão facial e corporal.

  Dança: Vivências corporais com música, interpretação de canções, criação e desenvolvimento de coreografias.

  Brincar: Exploração de brinquedos, socialização, interação, compreensão, diálogo e imaginação. 

  Psicomotricidade:  Atividades  recreativas  dirigidas,  exploração  de  materiais,  corporeidade  e 

relação eu/outro.

  Culinária:  Preparação de lanches simples, prazer de criar com os ingredientes, conhecimentos básicos de culinária.

  Convivência:  Criar  condições  para  aprimorar  a  qualidade  dos  relacionamentos  interpessoais, acolhendo  formas  diferenciadas  de  expressão,  de  comunicação  pessoal  e  de  participação  social, estimulando o respeito e o prazer de estar junto, através de atividades planejadas para este fim.

Ficha de Acompanhamento

Há  um  acompanhamento  do  desenvolvimento  dos  estudantes  do  Turno  Integral:  conquistas, vivências,  relações  intra/interpessoais,  sociabilidade,  corporeidade,  criatividade,  interesses,  atitudes, alimentação,  sono,  postura  diante  das  atividades  propostas  e  regras  e  combinados  da  turma,  além  da atuação nas oficinas propostas.

A  ficha  de  acompanhamento  é  um  instrumento  que  fornecerá  estes  dados,  e  será  entregue trimestralmente, em momento de breve conversação das monitoras com a família. 

1º trimestre: ficha convencional de acompanhamento.

2º trimestre: pequeno texto com fotos significativas.

3º trimestre: cd de vídeo com fotos de todo o ano. 

A equipe de trabalho...

A equipe do Turno Integral é formada por auxiliares de Turno Integral que planejam e realizam  as atividades nas turmas, uma auxiliar no momento da alimentação e sono, uma coordenadora pedagógica, uma  orientadora  educacional,  uma  responsável  pelas  refeições,  e  uma  nutricionista,  responsável  pela elaboração e acompanhamento do cardápio.

Alimentação... 

Os estudantes recebem o almoço e dois lanches na escola, e a família é diariamente informada de como  foi  a  alimentação  do  seu  filho  neste  dia,  através  da  agenda.  Também  disponibilizamos  o acompanhamento do cardápio através do site da escola, e temos a orientação e elaboração do cardápio pela nutricionista.

O sono...

Cada  turma  recebe  estímulos  positivos  (carinho  da  monitora,  som  relaxante,  ambiente  tranqüilo, leitura...) no momento do sono.

Este  é  um  momento  indispensável  para  a  saúde  física  e  mental  do  estudante  e  por  isso,  as crianças são orientadas a descansar e relaxar no colchão, e a respeitar o sono dos colegas.

Recesso escolar e férias

Durante  o  período  de  recesso  ou  férias  escolares,  o  Turno  Integral  dispõe  de  atendimento  nos turnos da manhã e tarde.

O intuito é criar um clima de descontração, de brincadeiras e atividades diversificadas, passeios e piqueniques, que façam a diversão da garotada, como uma colônia de férias.

É preciso que as famílias informem o período que o estudante permanecerá no Turno Integral, e é possível que usufrua de nossas atividades em dias intercalados ou quando se fizer necessário, se houver o aviso com antecedência.

É importante lembrar, que em janeiro, há uma proposta à parte, e que, portanto, o custo se diferencia do valor incutido no Turno Integral.

Orientações Operacionais

- Do estudante matriculado no Turno Integral

  Matrícula 

O estudante matriculado no Turno Integral deverá frequentar as atividades oferecidas apenas nos dias em que consta matrícula,  mínimo de 2  diárias. Caso haja necessidade de permanecer em dias não constados na matrícula, o responsável deve comunicar a secretaria e o valor será cobrado no DOC.  

  Lista de materiais 

Horário de saída

Os responsáveis  devem  observar  o  horário  de retirada  das  crianças,  uma  vez  que  os monitores cumprem sua carga horária diária, até as 18h30min. 

Caso uma criança permaneça na escola após este horário, a monitora fica com a criança, mas o responsável deverá assinar o termo de responsabilidade, que acarreta na cobrança de um valor estipulado e cobrado via DOC, conforme consta no contrato de matrícula. 

Regras de convivência

Os estudantes matriculados no Turno Integral devem seguir as normas de convivência da escola. 

Em  caso  de  atitudes  e  comportamentos  que  afetam  a  convivência,  relação  com  os  demais  ou desrespeite as normas, o estudante assinará uma advertência, que deverá retornar assinada pela família. 

Três advertências resultam em suspensão ou possível afastamento do Turno Integral.

- Do Auxiliar de Turno Integral

O  auxiliar  do  Turno  Integral  é  responsável  por  orientação  e  acompanhamento  das  crianças  na rotina diária (almoço, escovação, hora do descanso, lanche) e realização da tarefa escolar. 

Também  realiza  a  elaboração  e  aplicação  de  atividades  recreativas  que  contemplam  aspectos psicomotores,  afetivos  e  cognitivos  do  desenvolvimento  infantil  e  participação  de  atividades  e/ou promoções, reuniões e palestras promovidas pela Escola.