Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Orientação sobre Avaliação

Seguem abaixo algumas normas e orientações sobre a avaliação das Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio desta instituição:

Para qualquer tipo de avaliação, o(a) professor(a) deve, anteriormente, explicitar claramente os seus critérios de avaliação para a turma.

Em caso de teste surpresa, o aluno faltante poderá fazê-lo em dia e horário a ser combinado com o professor, desde que traga justificativa dos pais e/ou responsáveis na agenda, na primeira aula posterior à sua falta.

Trabalhos agendados não entregues no dia podem ser entregues impreterivelmente até a aula seguinte, com valor de 80%. Se entregues no dia, por parte de colega ou pais, na mão do(a) professor(a), eles têm validade de 100%.

Qualquer trabalho atrasado deve ser entregue na mão do(a) professor(a), que anotará no cabeçalho a data de recebimento.

Na realização das provas, trabalhos ou testes, somente será permitida a consulta aos materiais que o professor autorizar. Caso contrário, será considerado “cola” e a avaliação do aluno será recolhida e anulada, não havendo a possibilidade de realizar outra para substituí-la. A mesma medida será adotada em situações em que o aluno fizer cópia ou plágio da internet.

Os alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam do projeto “Aluno nota Dez”, no qual os estudantes são avaliados diariamente de acordo com os seguintes critérios: Tema, Atraso, Falta de Uniforme, Não trabalhou ou não participou da aula, Conversa, Indisciplina, Falta de Livro e Falta de Material. No início do trimestre o aluno recebe uma nota Dez em cada disciplina para a Avaliação Diária e a cada dia os critérios acima são avaliados pelos professores. A cada critério não atendido é descontado 0,5.

O aluno será avaliado trimestralmente. No decorrer do trimestre são realizados testes e trabalhos em todas as disciplinas. No final do trimestre, em cada disciplina, calcula-se a Média dos Testes, ou seja, a média aritmética dos testes e trabalhos realizados durante o trimestre (a nota da Avaliação Diária também é considerada um destes testes). No final de cada trimestre ocorre a Semana de Provas. Nesta semana não haverá aula. O aluno virá ao Colégio apenas para realizar as provas trimestrais de cada disciplina (exceto Artes, Música, Religião e Informática). Para calcular a Média Trimestral de cada disciplina soma-se a Média dos Testes com a nota da Prova Trimestral e divide-se por 2.

A média da instituição é 7,0. Para ser aprovado, o aluno deverá somar nos três trimestres, no mínimo, 21 pontos. Caso não consiga atingir este somatório no final do ano letivo, o aluno deverá realizar os exames finais. Nos exames finais, para conseguir aprovação, o aluno deverá atingir média 5,0.

Nos Conselhos de Classe que acontecem a cada trimestre, os alunos são aconselhados e ouvidos pelo grupo de professores, Coordenação e Orientação. Também recebem uma planilha de acompanhamento do professor, onde constam o parecer e recomendações de cada trimestre. Este documento deverá ser entregue aos pais, os quais assinam atestando a ciência e após retorna ao professor Conselheiro.

O acompanhamento e envolvimento dos pais ou responsáveis no processo de ensino-aprendizagem é fundamental. Nesse sentido, a comunicação dos pais com os professores é imprescindível; para tanto, a escola adota uma agenda para que os pais possam acompanhar o processo de avaliação diária.