Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 17/04/2017

“Basta ao dia o seu próprio mal”

 

Começo a reflexão dessa semana com uma pergunta simples a você. Você já se sentiu como se carregasse o peso do mundo nos seus ombros? Sente-se excessivamente cansado, atormentado, assoberbado de tarefas? Talvez seja interessante refletir um pouco a respeito do que pode deixar você exausto, por vezes desencantado com a vida. O que pode deixar sua vida sem brilho e pesada?

Neste contexto, lembrei-me de um palestrante que, ao falar sobre o valor ou o peso que damos as coisas, pegou um copo vazio, pôs água, o ergueu e mostrou à plateia. Então, lançou a pergunta: “Quanto vocês acham que pesa este copo? ” As respostas foram as mais variadas. Depois de ouvir muitos palpites ele retrucou: “O peso real do copo não importa. O que importa é por quanto tempo eu o segurarei levantado. Se o segurar por um minuto, tudo bem. Se o segurar durante um dia inteiro, precisarei de uma ambulância para me socorrer. O peso é o mesmo, mas quanto mais o seguro, mais pesado ele ficará”.

Essa foi uma lição para minha vida. Percebi que se carregarmos nossos pesos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de suportá-lo. A carga se tornará cada vez mais pesada. É preciso largar o copo, descansar um pouco, antes de segurá-lo novamente. Temos que deixar a carga de lado, periodicamente. Isso nos alivia e nos torna capazes de continuar.

Não é por acaso que Jesus disse que “basta ao dia o seu próprio mal”.  Por isso, alivie os pesos, os fardos da sua vida. Veja o valor que você dá às coisas ruins, aquelas que lhe fazem sofrer. A única maneira de nos vermos livre delas é procurar enxergar coisas boas e a partir delas viver bem e melhor.

Valorizar o lar, a família, observar os filhos crescendo, acompanha-los na adolescência, na vida adulta, participar da vida deles, procurar valorizar o cônjuge, dar tempo às pessoas e agir para que tudo esteja bem. Essas são algumas atitudes que nos deixam melhor. É fácil? Talvez não. Por isso, não podemos esquecer também da oração, de ouvir uma boa música, da leitura de um bom livro (eu creio que a Bíblia seja o melhor deles). Esteja envolvido em algum trabalho voluntário, pois tal atitude tiro o foco de você. Se tiver espaço, cultive um jardim florido e colha suas flores. Deixe a preguiça de lado e acorde mais cedo para apreciar o nascer do sol. Encante-se com o cair da tarde. Resumindo: viva cada momento com todas as suas forças, sem levar consigo cargas desnecessárias. Lembre-se das palavras de Jesus: “Basta ao dia o seu próprio mal”. Pense nisso e tenha uma ótima e abençoada semana.

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 17/04/2017.

Pastor na Paróquia Luterana Blumenau Itoupava Seca – Blumenau/SC.