Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 17/10/2016

O Urubu e o Beija-Flor!

 

Hoje quero iniciar minha reflexão com um conselho: “Faça o seu melhor, se esforce para ser o melhor nas coisas pequenas e simples”. Falo isso, porque geralmente nos esmeramos nas realizações grandiosas, aquelas que causam impacto ou aplausos. Mas, damos pouco valor as coisas simples e pequenas. Aquelas corriqueiras do nosso dia-a-dia. Se você se viu neste perfil, então, acompanhe-me nessa reflexão sobre o Urubu e o Beija-flor.

O Urubu é um pássaro ao qual atribuímos algumas coisas ligadas ao mau agouro. No entanto, se nos dermos conta de que nosso Deus criou todas as coisas com um propósito, então, vamos perceber que cabe ao urubu uma das missões mais importantes da natureza. Cabe a ele, alimentar-se da carniça, para livrar o mundo da podridão de corpos de animais sem vida. Vale ressaltar que ele não se alimenta da carne de animais mortos por prazer, mas para realizar sua tarefa de faxinar o mundo. Mas aos nossos olhos não é nada graciosa sua existência.

Por outro lado, ficamos encantados, maravilhados, diante da beleza de um Beija-flor, se equilibrando diante de uma flor ao sugar-lhe o que ela tem de mais saboroso, seu néctar. Veja que contradição: O Beija-flor ao deixar esta vida, tomba em qualquer canto, e finalizando sua existência, torna-se então alimento para o urubu. O urubu por sua vez, ao findar sua missão, viaja para ilhas rochosas ou outros lugares isolados para não contaminar o ambiente com sua decomposição.

Agora, que tal compararmos a vida do ser humano com a do “urubu” e do “Beija-flor”. A quantas pessoas cabem, nesta vida, a dura missão de urubu e em função da sua missão, não recebem de nós o devido reconhecimento e respeito, nem os vemos com bons olhos, ou lhes demonstramos a devida gratidão. Já ao “Beija-flor” que vive do sugar o néctar da sociedade, cabem os aplausos e holofotes. Vejo em muitas profissões como: Garis, zeladores, babás, enfermeiras, policiais e mesmo professores e pastores, a missão de “urubu”. Enquanto que muitos outros que não quero citar, mas que todos sabemos quem são, tem uma existência de Beija-flor, com seus discursos inflamados, sugando o néctar da sociedade, recebendo seu aplauso. Não é esta uma contradição que, muitas vezes, também nós alimentamos?

O que dizer então dos cristãos, que receberam de nosso bom Deus a missão de ser sal da terra e luz para este mundo? Que tem como obrigação, sim como obrigação, apesar de não gostarmos desta palavra de ser um baluarte do amor, da graça, da misericórdia, da moral dos bons costumes, sim, eles ainda existem, mesmo que sejam pouco praticados. No entanto, muitos cristãos preferem apenas viver uma vida de aparências, levando a fé a um nível de entretenimento que acaba dificultando a vida dos outros. Não fazem nada para tirar o lixo deste mundo, mas se esmeram em sugar o néctar dele, pois afinal, dizem que são filhos do Rei.

Por isso, eu digo a você hoje, quando você sentir-se um pouco urubu, lembre-se de que a sua existência tem uma razão nobre e foi sabiamente escolhido pelo Deus criador. Portanto, hoje meu aplauso vai para o URUBU! Pense nisso e tenha uma ótima e abençoada semana.

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 17/10/2016.

Pastor na Paróquia Luterana Blumenau Itoupava Seca – Blumenau/SC.