Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luis Henrique Sievers - outubro/2016

Um jeito de ser.

Todo ser humano necessita de valores, algo pelo qual vale a pena viver e morrer. Nossa existência não depende apenas de fatores materiais. Princípios dão rumo e sentido à vida de cada um de nós. Eles dão forma à nossa existência, qualificam os nossos relacionamentos e dão conteúdo às nossas atitudes no mundo.

Um desses valores é o amor. Sem ele a vida não tem sentido. Falar todas as línguas do céu e da terra, sem amor, é como um som que se perde no ar. Todo o conhecimento, todos os segredos e toda fé não são nada se comparados com o amor. Nem mesmo entregar os bens e a própria vida tem sentido sem amor. Sem ele eu não sou nada, conclui o apóstolo Paulo (1 Coríntios 13.1-3).

Há muitas formas de amar. Eros é conhecido como o amor entre duas pessoas. O amor fraterno é aquele surge entre os membros da família e as amizades. Nessa forma de amar,

poderíamos incluir a forte relação que os seres humanos estabelecem com os animais de estimação. É possível, inclusive, ser amigo da sabedoria e do conhecimento (filosofia).

Os textos bíblicos, porém, usam uma palavra grega com menos conotação erótica e afetiva: “agape”. Essa forma de amar alcança o próximo de perto e de longe, o próximo desconhecido e até o inimigo. Nas palavras de Jesus: “— Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.” Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu.” (Mateus 5.43-45) Trata-se de um amor de origem divina. Vem de fora. É presente. “Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele.” (1 João 4.16b).

É desse amor que fala o apóstolo. De um amor que é mais que um sentimento e uma emoção por alguém. É um jeito de existir, de viver. É mais dar que receber. Com paciência e bondade supera todo ciúme, orgulho e vaidade. Quem ama de verdade não se comporta de um jeito grosseiro e egoísta. Não se irrita facilmente e nem guarda mágoas. Com fé, esperança e paciência suporta muita coisa. Tudo passa, mas o amor é eterno. Um caminho que é o melhor de todos! (1 Coríntios 13.4-9).

 

Pastor Luis Henrique Sievers

Pastorado Escolar CSGA

Outubro de 2016