Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 13/03/2017

Sim ou Não?

 

Como você normalmente reage quando alguém lhe pede algo que você não tem a mínima vontade de fazer? Quando mesmo contra sua vontade você aceita o pedido e se sobrecarrega? Eu tenho certeza que uma das maiores e também mais difíceis lições que podemos aprender em nossa vida é aprender a dizer “não”. O ex-presidente americano John Kennedy, proferiu uma frase sobre este assunto que entrou para história: “Não posso lhe dar a fórmula do sucesso, mas a fórmula do fracasso é querer agradar a todo mundo”.

Quantas vezes você já ficou com receio de magoar alguém e por isso acabou dizendo um sim, mesmo sabendo que estava apenas se sobrecarregando, assumindo um compromisso que iria lhe aborrecer e possivelmente não conseguiria dar conta. Ao agir assim, como se diz na gíria popular, você acabou apenas arrumando “sarna para se coçar”.

Então, atenção nessa história: Numa pequena aldeia, à beira mar, havia um vigia que tinha a função de manter acesa a luz de um farol e, para isso, deveria mantê-la abastecida com óleo. Era um trabalho de muita responsabilidade, por que aquele farol guiava os navios que passavam por um estreito, perigoso e cheio de rochas. Mas, os moradores da aldeia, constantemente iam até o farol pedir ao vigia, um pouco de óleo para suas lamparinas. O vigia, um homem muito bondoso, nunca lhes dizia “não”. Desta maneira, com o passar do tempo, acabou gastando o suprimento de óleo do farol e aos poucos, a luz daquele importante ponto do litoral, foi enfraquecendo, até se apagar por completo. Com isso o faroleiro, viu-se completamente apavorado diante de uma situação que ele próprio ajudara criar: Certa noite um grande navio, aproximou-se do estreito, bateu nas rochas e afundou. A atitude insensata e irresponsável, ainda que bem-intencionada, acabou provocando a perda de muitas vidas.

Assim como nesta história, existem momentos na nossa vida em que precisamos de firmeza para dizer um “não” ou vários, por que assim estaremos evitando prejuízos maiores. Prejuízos para nós mesmos, nossa família, para as pessoas que estão do nosso lado e sabe se lá mais para quem. Nem sempre concordar com todo mundo, significa que somos bonzinhos. Dizer “não”, não significa que deixamos de gostar, de amar e de querer bem uma pessoa.

Pense sobre isso hoje. Sobre como você tem aplicado este princípio na sua vida. Não diga “sim”, quando no fundo do seu coração, sua vontade é de dizer “não”. Mas lembre-se de uma coisa muito importante: dizer “sim” ou “não”, ainda é uma questão de escolha pessoal e as consequências dessa escolha também. Pense nisso e tenha coragem de dizer “não” quando for necessário. Meu desejo é que o Senhor, que é a fonte de toda a sabedoria dê a você sabedoria necessária para conduzir sua vida da melhor forma. Pense nisso... ou não.

 

Uma abençoada semana a todos.

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 13/03/2017.

Pastor na Paroquia Luterana Blumenau Itoupava Seca –Blumenau/SC