Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 04/04/2016

Além do suficiente

 

Hoje quero aproveitar para refletir com você sobre o texto Mateus 5.39-41: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”.

Vejo nestas palavras de Jesus não apenas uma prática a ser cumprida em nossas vidas, mas sim um princípio norteador de vida. Posso dizer que a segunda milha não é suficiente em si mesma porque a segunda milha é um princípio: o princípio de transcender, de ir além. O mesmo vale também para o dar a outra face. Ela também é um princípio de vida cristã. O que Jesus está querendo nos ensinar é que viver debaixo da sua orientação, sua autoridade, é ir muito além de atos mecânicos, humanos e repetitivos, ou de uma simples boa ação. Ele não está falando de simplesmente cerrarmos os dentes e permitirmos que alguém nos bata. Ou que andemos a segunda milha porque fomos obrigados a fazê-lo, quer por educação, quer por necessidade de sobrevivência. Fazer qualquer uma dessas coisas será inútil se não tivermos nos colocado acima da situação. Em outras palavras, a reação cristã diante das adversidades, das provas, não é nem forçada e nem medíocre e transcende o ato em si.

Certamente você já ouviu alguém dizer: “Nem te conto: O fulano quase me fez perder a calma”. Quando esta pessoa falou, sobre este episódio, com certeza, o fez com um ar de vitória. Essa, no entanto, não é uma reação cristã autêntica. A reação cristã genuína necessita ir além do simples ato de resistir aos instintos naturais. Precisamos ser capazes de suportar mais. Esse é o chamado para andar a segunda milha. Se suportamos que alguém nos trate mal, esta é nada mais que a nossa outra face. Mas se tratamos extremamente bem aqueles que nos fazem mal, somos mais do que vencedores.

A vitória cristã está sempre transbordando. Ela jamais é “apenas” o suficiente. Um cristão tem muito mais de reserva. Ele sempre transcende o que pode fazer de si mesmo. Sua vitória, portanto, não é forçada. Ele não necessita cerrar os dentes e usar justificativas para proteger-se. Ele é sempre capaz de manifestar a graça dos filhos de Deus.

Quem sabe hoje é o dia para que você possa aproveitar e sair da esfera cognitiva do cristianismo e passar a transportá-la para dentro das suas atitudes. Quem sabe hoje é o dia para que você seja o protagonista e não apenas ouvinte dos ensinamentos de Jesus. Que você possa ser hoje uma extensão do amor, da graça e da misericórdia do nosso Deus. Tire hoje um tempo e peça para que o Senhor ajude você a não pagar mal com mal, mas pague o mal com o bem e se alguém lhe pedir para andar uma milha, vá além e ande a segunda, a terceira. E se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe a outra, ofereça-lhe além da face o seu amor. É muito? Pense nisso!

Tenha uma ótima e abençoada semana.

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 04.04.2016.

Pastor escolar do CEAP – Ijuí/RS