Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 22/02/2016

Elogiar faz bem!

 

Em Hebreus 3.13, temos o seguinte conselho que se aplicado no nosso dia-a-dia certamente seríamos e faríamos as outras pessoas mais felizes: “Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje', de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”.

Pare e pense como a vida e os relacionamentos seriam melhores se as pessoas aproveitassem suas palavras para encorajarem-se umas as outros. Certamente diriam: "Seria o céu". Que tragédia perceber que normalmente dizemos tão poucas palavras de afirmação e estímulo uns aos outros. Permitimos que emoções como dor, desapontamento e ira nos impeçam de falar palavras positivas uns aos outros ou, talvez, simplesmente ficamos presos ao padrão de comentários negativos. Como resultado, a distância e o descontentamento só fazem aumentar.

Não há como negar que todos nós gostamos de ouvir palavras de afirmação e aqueles, cuja principal linguagem do amor são palavras de afirmação as desejam ainda mais. Gostamos de sentir que nossos esforços são apreciados e que o outro vê algo de bom em nós. Quando somos incentivados, desejamos ser melhores. Quando somos ignorados ou condenados, desanimamos e nos afastamos ou, então, ficamos irados e hostis. As palavras positivas podem mudar a atmosfera emocional num relacionamento. Precisamos procurar algo bom no outro, seja ele nosso familiar, nosso colega de estudo, de trabalho, seja lá quem for, e destacar isso. Tal postura faz milagres.

O autor de Hebreus sugeriu que os cristãos incentivassem uns aos outros como uma proteção contra corações endurecidos e o pecado. O incentivo é importante. Nossas palavras são como remédio para um relacionamento doente. Existe cura e ela normalmente começa com palavras de afirmação. Mas, também podemos usar nossas palavras para derrubar, inibir ou destruir. É uma escolha.

Por isso, aproveite os seus dias para fazer a escolha certa e a diferença na vida das pessoas. Pare de ser alguém pra baixo, um pé frio, um desmancha prazer. Seja alguém que ajuda a melhorar a vida de outro alguém. Que suas palavras sejam bênção e não freio de mão puxado. Valorize a pessoa que está a sua volta. Diga que ela é importante para você. Diga que você gosta dela, que aprecia seu jeito de ser. Diga para seu cônjuge que você o/a ama. Que gosta do que ele/a faz. Diga para seus filhos que você tem orgulho deles. Diga ao seu colega o quanto ele é especial. Demonstre para as pessoas que você as aprecia e assim estarás encorajando elas a terem um dia maravilhoso. Acredite, você não tem noção do que um elogio, uma palavra positiva, pode fazer no coração e na mente de um ser humano. Tome como meta em sua vida ser instrumento para animar e incentivar a vida das pessoas que estão em sua volta. Pense Nisso!

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 22/02/2016.

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS