Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 16/11/2015

Alicerçados pela Verdade

 

Nós somos tomados diariamente por sentimentos e emoções. Por mais que a gente se programe, por mais racional que a gente seja, elas simplesmente vêm e tomam conta da nossa vida. Elas nos levam para lugares que nem sempre planejamos ou, então, a fazer coisas que nem sempre queremos. Por outro lado, elas nos fazem sentir viver um pedaço do céu aqui na terra. Nos fazem sentir aquele frio na barriga que não sabemos de onde vem ou, então, aquela lágrima que irriga nossa alma.

Ao falar em sentimentos percebo que, constantemente, as pessoas permitem-se conscientemente a crerem até em mentiras motivadas por suas emoções. Não é por acaso que William Shakespeare disse: “Duvida da luz dos astros, de que o sol tenha calor, duvida até da verdade, mas confia em meu amor.” O que William Shakespeare pede é para que a pessoa confie em seu coração, em seus sentimentos. A Bíblia nos chama atenção e diz que o coração é enganoso e orienta-nos a não sermos sábios aos nossos próprios olhos. Não podemos apenas confiar em nossas emoções e sentimentos, pois eles são como fumaça que logo se dissipa. Por mais que os sentimentos demostrem nossa humanidade, por mais que queiram impor-se, precisamos nos lembrar que o que nos difere de todas as outras criaturas de Deus é a nossa racionalidade e ela precisa nos ajudar a controlar nossas emoções, senão agiremos apenas instintivamente.

Para mim, fica a pergunta: Como podemos proteger nossas emoções e sentimentos? Como podemos fazer com que elas trabalhem a nosso favor e não contra nós? Léon Tolstoi disse: “Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” Nós protegemos nossas emoções sempre dando razão a verdade. É por isso que a Bíblia diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32).

Por isso, meu desafio, que segue a você esta semana, é que você não seja movido apenas por emoções que podem ser enganosas, mas por sentimentos baseados na verdade. Pois só podemos proteger nossos sentimentos vivendo pela verdade e não movidos por ilusões ou utopias. Sei que tal modo de viver não é nada fácil, alguns até podem dizer que não é prazeroso ou emocionante, mas garanto que é a maneira mais segura de nos guardamos e protegermos de sofrimentos e transtornos futuros.

Meu desejo é que Jesus Cristo, Ele que é o caminho, a verdade e a vida, possa nos acompanhar e ajudar a vivermos todos os nossos dias pautados e alicerçados na verdade, onde os sentimentos, não sejam domesticados, reprimidos, mas que eles passem pelo crivo da verdade. Só assim estaremos preparados para viver cada dia de forma plena. Permita que suas emoções extravasem, mas não viva escravo delas. Pense Nisso!

            Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

            Pastor Luciano Miranda Martins – 16/11/2015.

            Pastor Escolar do CEAP – Ijuí/RS