Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 03/08/2015

Estes dias lendo um artigo sobre chamou-me a atenção a história de um velho Samurai. Por achá-la muito atual desejo compartilhá-la com vocês nesta manhã. Ela poderá nos ajudar, em muito, a vencermos as provações que temos e as que teremos que enfrentar ao longo de nossas vidas.

"A história narrava que perto de Tóquio vivia um grande Samurai, já idoso, mas com uma sabedoria que superava qualquer idade. Ele se dedicava a ensinar aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certo dia, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho não aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o jovem e impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados, os alunos então perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta humilhação e indignidade. Ao que ele respondeu: - Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente? A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos. Ao que o velho Samurai respondeu: - O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo."

Ao longo dos anos e em muitos de meus “boa semana” eu venho dizendo que nós não podemos evitar que os outros nos queiram mal, nos provoquem, nos insultem, enfim, que eles nos levem ao ponto de quase não podermos suportar. Quem já não passou por situações assim? Quem já não se sentiu numa sinuca de bico onde a vontade era de revidar, de pagar com a mesma moeda? Mas, eu também venho insistindo que nós podemos escolher como vamos reagir ao que as pessoas nos fazem. Podemos entrar no jogo delas e nos tornar iguais a elas ou podemos vencer o mal com o bem. Fazer exatamente aquilo que Jesus nos aconselha a fazer e assim romper com a corrente do mal. Eu não tenho medo algum em afirmar que a calma diante das provas e luta da vida é sempre um sinal de sabedoria, de força e confiança, enquanto o ódio, a intriga e a violência, pelo contrário, é prova de estultice, de fraqueza e de falta de confiança em si mesmo.

Por isso, aproveite este novo dia, esta nova semana, para exercitar sua paciência, seu domínio próprio e assim mostrar que você é muito maior do que aqueles que querem lhe humilhar, provocar, prejudicar. Lembre-se que você não precisa provar nada para ninguém. E não importa o que os outros façam isto nunca pode ser usado como desculpa para nos tornar iguais a eles. Que a lição passada pelo velho Samurai, alicerçada nos ensinos e valores deixados por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos ajudem a viver cada dia mais e mais em sabedoria. Pense Nisso.

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 03/08/2015.

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS