Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 18/05/2015

Não construa sua casa na areia!

 

Em Lucas 6. 46-49 lemos: "— Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo? Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída. Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída."[1]

Nosso texto fala da importância de escolher um local seguro para construir nossa casa. Olhando um pouco para época em que Jesus viveu podemos ver que não é novidade construir nas encostas de morros, beira de rios ou sobre terreno frágeis. Também no tempo de Jesus, depois de cada chuva torrencial, pessoas que tinham casas nesses lugares viam com temor os deslizamentos e enxurradas se aproximando. Todos sabiam dos riscos que corriam, mas não faziam nada para mudar esta situação. Muitas pessoas optam por facilidades e comodidades na maneira de conduzir a sua vida. Não se preocupam com alicerces e fundamentos, pois acreditam piamente que nada os abalará, ou então que seu jeito de viver a vida irá resistir a todas as adversidades. Para não temermos as tempestades que nos ameaçam há somente uma maneira de edificarmos nossas vidas, nossos valores e nosso caráter: Fundamentar nossas vidas sobre a rocha.

Construir sobre a areia, ser igual a todos, não ter escrúpulos, seguir apenas os desejos e impulsos do seu próprio coração, requer pouco planejamento e esforço. É mais barato. É a solução mais fácil, a rota mais curta. É por isso que muitos preferem esse tipo de chão. Quem constrói sobre a areia quer resultados rápidos e pela pressa troca a qualidade e segurança pela conveniência. Se construirmos sobre a areia a casa, mais cedo ou mais tarde, vai ruir, espatifar-se. Parecido com aquela casinha de brinquedo que a gente faz, colocando carta sobre carta e que a qualquer sopro “plaf”, vai tudo ao chão. É isso que você quer para sua vida, sua família, seu matrimônio, seus negócios, sua vida de fé?

De maneira bem ampla, Jesus estava falando sobre as decisões que cada pessoa tem que tomar na vida: profissão, relacionamentos, valores, filosofia de vida e o lugar que Deus ocupa em sua existência. Pois a sua presença na nossa vida vai demonstrar a qualidade dos alicerces. A edificação da nossa vida, dos nossos valores e do nosso caráter é um processo permanente e de longo prazo. Toda vez que coloco em prática as palavras de Jesus, fortaleço o alicerce. Cada vez que negligencio fazer o que Ele pede, enfraqueço o fundamento. As tempestades fazem parte da vida. Se é para enfrentá-las temos que sair do terreno arenoso e construir sobre a rocha. Aceite o convite de Jesus e esteja atento quanto à maneira como tens edificado sua vida. Que sua vida hoje seja edificada na rocha eterna que é o Senhor Jesus e que o material usado seja sua própria palavra, pois se assim o fizeres, este dia será um dia de bênçãos e vitórias. Pense Nisso!

Uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 18/05/2015

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS



[1] Sociedade Bíblica do Brasil. (2000). Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Lc 6.46–49). Sociedade Bíblica do Brasil.