Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 23/03/2015

JESUS – ÁGUA DA VIDA

 

Ontem, celebramos culto do CEAP na Comunidade Evangélica Ijuí. O tema do culto foi Jesus – Água da Vida. A ideia do tema surgiu por que ontem também era o Dia Mundial da Água. Meditamos sobre a importância da água que bebemos, o líquido, que sacia nossa sede física, mas também sobre a água que não nos deixa sentir sede, que é a palavra, que é o agir de Cristo em nossas vidas.

Eu não tenho dúvida que todos nós sabemos o quanto precisamos, o quanto necessitamos de água. A água é como um símbolo para nós, símbolo de grande vida e vida em abundância. A nossa vida é preenchida pela água, o nosso corpo, o mundo em que nós habitamos. É impossível pensar na vida sem pensar na água.

No entanto, a criação pensada de maneira carinhosa por Deus, está sendo mal e muito mal cuidada por nós. Deus depois de criar tudo e ver o quanto tudo ficou tão bom, deu uma simples tarefa aos seres humanos: cuidar e preservar. E, ainda, que a tarefa seja simples não estamos cumprindo com o nosso dever. Dever, sim, não é um convite. Em muitos momentos temos sido descuidados com a água. Talvez, porque ela ainda não nos faltou. Temos água em abundância em nossas casas e por termos essa riqueza em abundância não damos significado e valor a essa beleza da natureza, esse presente do céu.

Que preciosidade é a água! Água, que se faz presente em nosso batismo. Água derramada em nossas cabeças que nos purifica e nos lava dos nossos pecados, a água do próprio Espírito, a água que nos redime e faz de nós criaturas novas. Eu acho que como um símbolo para esta Quaresma nós precisamos de um banho nessa fonte de água viva, que é o próprio Jesus. Ele vem para nos salvar e nos purificar.

A nossa alma tem uma sede muito mais profunda, nós temos uma sede de satisfação, nós temos uma sede de realização, nós temos uma sede de eternidade, nós temos sede de coisas mais profundas! Vamos nos preenchendo com coisas momentâneas, vamos nos preenchendo com coisas deste mundo, vamos saciando nossa sede com aquilo que, na verdade, cria um buraco maior dentro de nós e nos deixa ainda mais sedentos. Todas as fontes que o mundo oferece, além de não saciarem a sede do coração do homem, desaparecerão.

Jesus é fonte inesgotável de água viva, porque Jesus é o princípio e o fim, o alfa e o ômega. Jesus é a água viva, quem d’Ele bebe jamais terá sede! Jesus nos sacia dessa sede de eternidade que nós temos, Ele preenche os vazios da nossa alma e do nosso coração e dá sentido à nossa resistência. Ele mesmo se apresenta como fonte de água viva e convida quem está cansado e sobrecarregado a saciar a sua sede. Sede aqui é entendida em sentido amplo. Vai além de saciar uma necessidade física, por mais decisivo que isso seja. Nós temos muita sede de carinho, de amor, de comunhão, de aceitação, de perdão, sede de justiça e paz. Coisas que machucam, que fazem sofrer, que amedrontam ou deixam a sensação de um enorme vazio na vida, provocam sede.

O convite de Jesus é simples e direto: "venha e beba". Ele não impõe condições. O acesso a Ele como fonte de água viva é inclusivo, sem restrições ou distinções. Quem, porém, não sente falta de nada, quem se acha inteiramente satisfeito, obviamente, não necessita aproximar-se da fonte da vida. O convite é feito para quem tem sede e percebe que, no fundo, está com sede de vida, de comunhão com Deus. Jesus concede nova vida, provoca radical mudança. "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Pense Nisso!

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 23/03/2015

Pastorado Escolar do CEAP – Ijuí/RS