Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 01/12/2014

Valioso Presente

 

Bom dia, hoje mais um presente do nosso bom Deus está sendo colocado a nossa disposição. Eu estou aproveitando ele para dizer que lhe desejo um dia único, especial e repleto das mais ricas bênçãos de Deus.  Ontem, primeiro domingo de advento, início de um tempo de espera e preparação para o Natal. Como você iniciou esse tempo? Como você envolve com esse tempo?

Todos os anos, nesta época do ano, as pessoas se envolvem em brincadeiras das mais variadas, mas as mais populares são: o tradicional amigo secreto e as confraternizações nas empresas. Claro que no meio dessa correria não poderia deixar de mencionar as compras de natal, onde todo mundo enfrenta o corre-corre, o empurra-empurra para comprar seus presentes.

Pensando neste contexto quero lhe fazer uma pergunta desafiadora: No seu entender, qual seria o melhor presente para dar a alguém neste natal? Qual seria o presente mais significativo? O que importa mais? A aparência dele ou aquilo que conseguimos fazer os outros sentirem ao abri-lo?

Sei que é uma questão que parece relativamente fácil para ser respondida. Assim, deixo mais uma questão e creio que esta vai nos fazer pensar com muito mais profundidade: O que nos impacta mais nas outras pessoas? Sua aparência e imagem ou o que nos mostra sua essência? Enquanto você reflete, vou contar uma história: "Certa vez um rei solicitou, a um famoso artista, que pintasse seu retrato para expô-lo entre seus súditos. Vestido com armadura, de espada à mão, o rei pousou para o artista que, sentado ante a tela para começar a obra, notou que havia uma horrível cicatriz no rosto do monarca. O artista temia que, se o retratasse com a cicatriz o rei não iria gostar do quadro. Não a pintando, faltaria com a verdade. O que fazer? Depois de alguns momentos de reflexão o artista disse ao rei: - Majestade. Estou pensando no título que daremos ao quadro. Se sua Majestade aprova, poderemos chamá-lo: 'Uma saudação aos súditos', mas nesse caso, seria necessário que erguesse a mão, em porte de saudação. A ideia agradou ao rei, que ao levantar a mão para saudar, esconderia a cicatriz."

Diante de tal gesto de amor e compaixão deste pintor, eu me pergunto: Teríamos nós sensibilidade, tato e cortesia de esconder as cicatrizes e imperfeições dos nossos semelhantes? Por isso, meu desafio neste novo dia, nesta nova semana, é que você sinta-se inspirado nesta história. Que você procure sempre ressaltar o melhor de cada pessoa. Procure não falar mal de ninguém e se não tiver nada de bom para falar sobre alguém então é melhor ficar calado. Creio que aqui cabe muito bem um provérbio chinês que diz mais ou menos assim: “As flores perfumam as mãos que as apanham". A cortesia consiste em fazer o que agrada ao próximo; o tato, em fazê-lo sem ofender. Não permita que seu coração se endureça a tal ponto de não conseguir enxergar mais nada de bom nas pessoas. Muito pelo contrário seja uma pessoa que valoriza a virtude alheia e minimiza seus defeitos. Creio que esta pequena história tem uma grande lição para nós. Não é mesmo? Talvez agora já possamos pensar melhor, sobre qual seria o melhor presente neste Natal e fim de ano! Pense Nisso!

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 01/12/2014

Pastor Escolar do CEAP- Ijuí/RS