Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 10/11/2014

Muros ou pontes?

 

Alguém certa vez disse: “Se você não for melhor que hoje no dia de amanhã, então para que você precisa do amanhã?” Creio que estamos diante de uma verdade incontestável. Muitas pessoas vivem seus dias como se vivessem isoladas, sem a preocupação em melhorar como pessoas e com as pessoas. Passam seus dias construindo muros ao invés de pontes. Neste sentido deixe-me perguntar: Você tem se aproximado de pessoas e elas têm se aproximado de você? Ou será que acontece um fenômeno contrário disso, que é o afastamento? Será que você estaria disposto a olhar para dentro de si mesmo? Você estaria disposto a olhar seus “defeitos” que têm sido usados como tijolos para construção de um muro à sua volta e não para edificar uma ponte em direção ao outro? Pois o muro indica claramente que é melhor ficar longe, que você não quer participar do jeito de ser do outro, do seu jeito de viver, do seu estilo de vida. Enfim, que você prefere ficar enclausurado na sua “perfeição”. Você já parou para pensar como esses muros vão sendo construídos? A resposta é muito simples: Quando eu quero impor meu sentimento ao outro; Quando começo a apontar no outro defeitos que talvez eu não queira reconhecer em mim; Quando não deixo o outro ser quem ele realmente é então eu começo a construir muros.

Construir uma ponte é bem mais difícil, pois ela inevitavelmente me leva a olhar para dentro de mim mesmo. E isto pode ser muito complexo, doloroso e pode levar mais tempo que eu gostaria. Pode me expor mais do que eu estou acostumado e pode inclusive expor minhas “fraquezas”. Aquelas, das quais eu mesmo me envergonho de possuir. Por isso as mantenho ocultas atrás do meu comportamento de vítima do mundo. Atrás dos muros que diariamente construo.

Mas como posso construir pontes ao invés de muros? Simples: Mudando de pensamento e de atitude, libertando-me dos medos enraizados do passado por alguma experiência que tenha me feito sofrer. Construo uma ponte, quando antes de conhecer melhor o íntimo de alguém eu não o julgue pelo que ele faz, fala, deixa de falar ou de fazer. Construo uma ponte quando não quero impor meu individualismo e meu ego ao outro. Construo uma ponte, quando abro meus braços para abraçar ao outro sem que ele seja “obrigado” a me abraçar também. Você já deve ter percebido que essa ponte é bem difícil de ser construída. E quem disse que seria fácil. É muito mais difícil construir pontes do que muros. Hoje tantas pessoas vivem isoladas no meio da multidão. Resta pensar sobre uma última questãoSerá que eu quero construir essa ponte? Pense Nisso!

Tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 10.11.2014

Pastor Escolar do CEAP- Ijuí/RS