Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luciano Miranda Martins - 02/06/2014

Para que serve uma escada?

 

Certamente você vai concordar comigo que a resposta mais óbvia é: Para SUBIR! Resposta com a qual eu concordo em partes. Em partes? Sim! Pois a escada serve também para descer. Na verdade, ela tem as duas funções: Subir ou descer. Depende do que você está buscando ou em que parte dela se encontra. Parece que para a maioria das pessoas uma escada serve apenas para subir, para alcançar o que está acima do seu alcance natural.

Se neste instante você está se perguntando sobre o porquê deste assunto da escada, eu respondo! Quero usar a escada como uma metáfora para mostrar o progresso ou o retrocesso do crescimento pessoal. A mesma escada que lhe permite subir, também serve para você descer. Quem chegou a um lugar alto, mas não tem competência ou merecimento para lá permanecer, acabará descendo pela mesma escada em que subiu. Nessa comparação com a vida podem ser encontrados diversos tipos e formatos de escadas, compostas dos mais diversos materiais e para as mais diversas finalidades. No processo de crescimento do ser humano a escada que é oferecida para subir é a escada dos valores, dos princípios, da sabedoria, dos estudos, da bondade, da compaixão, do amor ao próximo e da humildade. Enfim, essa escada pode ter um número infinito de degraus a serem escalados. Porém, para subi-la, é necessário que você tenha atitude, que vislumbre o alto, um sonho a ser alcançado e que seja um degrau por vez.

Durante a escalada lembre-se que na escada da vida você não está sozinho. Muitas pessoas estarão do seu lado e farão a mesma subida. Por isso, cuide da forma como você as trata. Não caia na tentação de usá-las como degraus em sua subida. Mas as tenha como ótimas companhias. Jamais faça deles degraus para o sucesso. Além disso, enquanto subimos pela escada da vida é importante lembrarmos que também encontraremos pessoas descendo e que por não conseguirem subir mais alto, por desistirem diante do primeiro obstáculo, irão fazer de tudo para nos desestimular, nos fazer desistir. Por isso, lembre-se: Se aceitar uma opinião contrária aos seus objetivos na vida, estará transferindo a elas o direito de escolher por você, não podendo depois acusá-las de sua escolha “errada”.

Amigo/a, crescer, subir na vida, requer um cuidado especial, que é o de não construir a escada da sua vida com material ruim e, também, o de usá-la para alcançar objetivos ruins. Por que se fizer isso, poderá até subir, mas da mesma forma que subir, acabará por ela descendo. Se você encontrar alguém descendo por uma escada pela qual você escolheu subir, cabe a você mostrar que ela poderá parar descansar o tempo necessário e retomar a subida. Quando alguém nessa escalada precisar de apoio e de um amigo seja esta pessoa. Pare, faça-lhe companhia, até que tenha coragem para reiniciar esta subida. Encerro minha mensagem de hoje convidando você a imaginar para onde a sua escada levará você hoje! O que você imagina alcançar quando chegar lá em cima, no topo da mesma?

Pense nisso e tenha uma ótima e abençoada semana!

 

Pastor Luciano Miranda Martins – 02/06/2014

Pastorado Escolar do Colégio Evangélico Augusto Pestana – Ijuí/RS