Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luis Henrique Sievers - 19/03/2014

Vida: Uma teia de relações

Em todo o mundo, os seres humanos estão se amontoando nas cidades. No Brasil, apenas 15% da população mora em área rural. Fisicamente estamos vivendo mais próximos uns dos outros. Deveríamos ter melhores condições para enfrentar os desafios da existência. Afinal de contas o ditado diz que a “união faz a força”. Mas não é bem isso o que acontece.

A vida são relações que nós estabelecemos com as outras pessoas. Não basta estar mais perto fisicamente. Precisamos nos relacionar. É uma arte nada fácil de aprender. Os vizinhos e os colegas de trabalho são tão diferentes entre si. Até nas Igrejas não se pensa e vive igual. Respeito é necessário. As diferenças não são para separar, mas para aprender e crescer. Não precisamos aceitar tudo. Mas vida é mais do que aquilo que nós conseguimos abraçar sozinhos. Quem reconhece isso, consegue aumentar a sua teia de relações. Vive em estado de gratidão. Sua vida é enriquecida pela troca constante de experiências e saberes com os outros.

Precisamos de comunhão. Uma comunhão que vai além de compartilhar as mesmas ideias, valores e sentimentos. Vida não é música de uma nota só. Seria sem graça! Passamos boa parte da vida forçando as outras pessoas a tocar a nossa nota preferida. Ela, ao contrário, é uma teia de notas e ritmos diferentes e em constante mudança. É a harmonia entre as notas que faz a música tocar os corações.

“Vidas em comunhão” é o tema da IECLB para 2013. Tem o propósito de promover o diálogo na diversidade, o respeito e a partilha entre os diferentes, a presença e o cuidado que promove a paz. Conforme diz o lema, minha paz depende da paz dos outros: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz” (Jeremias 29.7).

 

P. Luis Henrique Sievers