Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem Pastor Luciano Miranda Martins - 28/10/2013

E os nossos jovens?

Existe uma palavra no livro de Provérbios 22.6 que diz: “Ensina à criança o caminho em que deve andar e ainda quando for velha não se desviará dele”. Eu quero tomar, nesta manhã, a liberdade de mudar um pouco esta palavra. Eu parafrasearia assim esta palavra: “Acompanhe os jovens nos seus caminhos, oriente-os com princípios eternos para que não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda e assim, estarás ajudando-os a se manterem firmes, alegres, puros e comprometidos até o ultimo dia de suas vidas”.

Creio que para muitos de vocês, que me conhecem pessoalmente, não é nenhuma novidade todo o amor e carinho que sinto pelos jovens. Posso dizer a vocês que amá-los e ter carinho por eles não é apenas o melhor, mas este é o único caminho para alcançarmos os seus corações. Eles têm problemas em escutar a verdade? Eles têm problemas com o trabalho e a responsabilidade? Sim, eles têm, por isso são jovens, estão em formação. Eles estão abertos, mais do que ninguém, ao novo, mas este novo precisa ser explicado com paciência, carinho, amor e competência. Eles só querem ser convencidos e não aos gritos, mas com amor de que este ou aquele caminho é o melhor. Na verdade a grande maioria dos jovens é extremamente carente. Eles não recebem mais atenção de ninguém. Não sabem mais o que é um elogio, um afeto. Eles são apenas cobrados e cobrados de forma fria, calculista e desumana. E o triste é que isto não acontece apenas nos meios seculares ou na família, mas também na igreja, muitas vezes, não é diferente. Eles apenas recebem os restos, ou as migalhas. A maioria das igrejas têm dinheiro para tudo, menos para investir nos jovens, e não é por acaso que eles não estão mais presentes na maioria das igrejas tradicionais.

Por isso, amigos/as, vocês que ainda são jovens, perdoem-nos e ajudem-nos a enxergá-los e amá-los do jeito que vocês são e merecem. Vocês que são adultos e que já foram jovens um dia, lembrem-se do que passaram e não repitam com os outros os erros que foram cometidos com vocês. Não estou pedindo para abrirem mão de princípios e valores, os jovens nem querem isto, mas para olharmos para os nossos jovens como Jesus olhou e continua olhando: com olhos cheios de amor, de misericórdia e sempre prontos a perdoar. Comecemos em nossas casas, escolas, sociedade, igrejas e o resultado final será de encher os olhos e o coração de cada pessoa. Lanço um desafio para você no dia de hoje: ore pelos jovens que estão próximos, que estão ao seu alcance e mostre para eles que Deus está agindo na vida deles através de você.

Uma ótima e abençoada semana!

Pastor Luciano Miranda Martins – 28.10.2013