Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem do Pastor Luis Henrique Sievers - 05/07/2013

Mudar de Roupa

Mudamos de roupa de acordo com a ocasião. Uma é para o trabalho e outra é para o descanso.  Algumas são especiais, guardadas para solenidades e festas. Em muitas escolas, os alunos usam uniformes. Para dentro de casa não importa se a camiseta está manchada ou a calça furada. Fica-se mais à vontade.

 

A roupa que vestimos faz parte daquilo que os outros enxergam primeiro em nós, nosso exterior.  Para conhecer a pessoa de verdade é preciso ir mais além. Há um ditado que diz: “Quem vê cara não vê coração.” Mas é possível ver coração?  Sim, é possível. Mas para isso, é preciso ter olhos para enxergar além da embalagem. Uma visão de raio “X”, que não se deixa enganar pelas aparências, que dá valor ao conteúdo também.

 

Certa vez, numa discussão com os fariseus, Jesus fez a seguinte afirmação: “A boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más.”( Mateus 12.34 e 35). Mais uma vez recorro aos ditados populares: “É pelos frutos que se conhece a árvore!”

 

A boca revela coisas do coração. Fala do que se passa pela cabeça. Ela põe pra fora o que se sente.  Saber ouvir ajuda a ver o coração que está por trás da roupa. Prestar atenção nas atitudes e no comportamento das pessoas,  é um raio “X” que ajuda a enxergar o que a pessoa tem no estoque, no depósito do seu ser.

 

Podemos mudar de roupa de acordo com a ocasião, transformar nosso visual, nossa imagem exterior.  Será que também podemos mudar quem somos por dentro, nossa natureza? Dá para mudar o que temos estocado dentro de nós? Dá para trocar as coisas más pelas boas? Quais são as coisas boas que fazem o bem?

 

Cristãos acreditam em mudança, em transformações, em vida nova. É possível livrar-se de velhos costumes e vestir-se de uma nova natureza.

 

O primeiro passo é livrar-se da roupa velha. Ninguém põe roupa nova em cima da velha, nem faz remendo novo em roupa velha. Raiva, paixão, ódio, insulto, mentira, inveja e egoísmo devem ceder espaço para outra forma de ser. Nosso corpo necessita de um faxina também por dentro.

 

O segundo passo é vestir a nova natureza: “vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.” (Colossenses 3.12-14)

Uma nova natureza é possível! Não como resultado do esforço humano, mas da ação de Deus em nossas vidas. Esta nova pessoa “Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.” (Colossenses 3.10).  É preciso confiar. A fé pode remover as montanhas de entulhos da nossa velha natureza e fazer surgir no lugar uma nova pessoa.

Pastor Luis Henrique Sievers

 

Pastorado Escolar CSGA

Pastor Luciano Miranda Martins – 09.09.2013