Logotipo

Siga-nos nas redes sociais:

 

Mensagem Pastor Luciano Miranda Martins – 21.04.2013

 Eu sempre o louvarei

No Salmo 42.2,5 lemos: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face”.

Eu estive pensando sobre este versículo e tentei imaginar Davi e qual o seu sentimento ao escrever este Salmo: Tristeza, senti a tristeza de Davi em sua escrita, tristeza é uma condição humana. Não há como viver sem passarmos em algum momento por ela. Ficamos tristes quando nossos sonhos não são alcançados, quando não somos bem compreendidos pelas pessoas, quando somos obrigados a fazer o que não tínhamos intenção de fazer. Ficamos tristes quando alguém a quem amamos está sofrendo e não podemos fazer nada; quando somos confrontados com a miséria social do nosso mundo. Enfim, ficamos tristes quando estamos cansados fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente. Não há como não se entristecer em algum momento da nossa vida.

No salmo 42. Davi descreve a sua tristeza como a presença de sentimentos diversos, como pode acontecer também conosco. Ele tinha uma sede não saciada de Deus, a ponto de se comparar a uma terra árida, ressecada pelo sol, ávida por chuva. Ele tinha saudade de um tempo em que podia ir ao templo adorar. Tudo indica que estivesse temporariamente morando longe de Jerusalém e, portanto, não podia ir ao templo para demonstrar todo seu amor para com seu Deus.

Olhando para as palavras deste salmo percebo um Davi quase sem esperança. Ele já não acreditava mais que a sua vida fosse mudar, pois nada parecia apontar para uma luz no final do túnel. Por maior que fosse sua fé, seus problemas continuavam a desafiá-lo e a incomodá-lo. Mas mesmo assim, continuava temente a Deus. Era nele que ele se fortalecia. Era de Deus que sentia saudade.

Assim como o salmista também experimentamos tristeza, solidão e decepção. Também enfrentamos situações nas quais esperamos que Deus intervenha e nada parece acontecer. É por isso que estas palavras são tão importantes. Elas nos ajudam a não confundirmos momentos tristes com tristeza, que é um sentimento profundo, doloroso e intenso. Não pense e nem espere que a vida seja só festa, porque não é e não pode ser. A semana tem sete dias e não apenas finais de semana. Jesus, quando perdeu seu amigo Lázaro chorou, mas em seguida agiu e parou de chorar.

Você, hoje, esta triste porque todos os seus planos não estão dando certo? Você até pode ter razão para tal, mas e agora, o que vais fazer? Desanimar? Não. Acredite como o salmista e creia em Deus. Levante a cabeça, enfrente e toque a sua vida adiante. Se você errou, eu me atrevo a dizer que estás diante da boa tristeza, aquela que produz arrependimento e não remorso. É por isto que o autor de Eclesiastes, nos diz que "a tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração". A tristeza melhora o coração quando nos leva a refletir sobre nossos atos e mudar para melhor.

Persista na esperança. Gosto de sentir como o salmista enfrenta a sua tristeza. Em meio à descrição mais dramática de sua dor ele grita: "Ainda o louvarei". Ele tem a certeza de que Deus vai agir e acabar de uma vez por todas com sua tristeza. Deus é o único que entende as nossas fraquezas, pois, por amor, nos enviou o seu filho que hoje está a sua destra e sabe muito bem o que sentimos. Entregue a Ele as suas tristezas e as suas fraquezas.